Infraestrutura dos projetos OKBr

Os diversos projetos da OKBr consomem infraestrutura: que tal organizá-la?

Temos alguns desafios e aguardo que todos se manifestem com urgência para podermos dar continuidade ao trabalho de “colocar a casa em ordem”…

  1. A infraestrutura tem custo, e aqui está uma das contas mensais, de um dos grupos de infra.
    O custo está alto se imaginarmos que cada projeto antigo não precisa mais do que 2Gb de disco e uma CPU com 500Mb de RAM… Estamos contratando duas máquinas de 40Gb, duas de 30Gb, etc. algumas até indicadas com “dev” mas todas ativas há mais de 2 anos.

  2. A maioria dos projetos se encontram congelados ou aguardando revisão: antigos coordenadores ou quem tiver alguma informação, por favor se manifestem.
    Exemplo: alguns projetos como o Mira estão consumindo US$10/mês tendo apenas uma página de fato para hospedar (demais páginas são para outro domínio), não precisa desse gasto mensal.

  3. Não há informação centralizada sobre bases de dados ativas ou de usuários de sites ativos. Precisamos fazer um levantamento e, onde for necessário fazer backups, além de conferir se o Github está em dia com site e pode ser reimplantado a contento.
    NOTA: proponho fazer backups do que fizer sentido e desligar 85% das CPUs contratadas, ficando só o EuVoto.org ativo no host que mantinha cuidando.org.br, mira.org.br e okfn.org.br.

4… Aguardamos também sugestões na discussão.

1 Like

Minha reação reflexo:

  1. Ainda estamos sem um inventário atualizado dos projetos?
    1.1. Se o ideal ainda te parece ser uma wiki para organizar esse inventário dos projetos, uma saída que eu já chegara a levantar seria um puxadinho na https://br.wikimedia.org/

  2. Em termos de custo, pode ser interessante considerar a possibilidade de mover alguns projetos inativos prum OpenShift versão gratuita Red Hat OpenShift pricing
    2.1 Mas essa sugestão vem sem um bom entendimento da situação. Quantas máquinas temos e qual a carga delas? Tínhamos feito um inventário na antiga wiki, tem um novo atualizado?

Abs e valeu

Oi Abdo, obrigado! Respondendo seus items:

  1. essa semana pretendo montar um inventário… já temos o rascunho (ver resposta ao seu item 2 abaixo). A planilha de servers se baseou neste “mapa da infraestrutura” da nossa antiga Wiki (!).
    Quanto a usar a Wikimedia… Tem o problema de dispersar dos espaços já eleitos, como esse aqui do DiscussOKBr e o Github: quando não for conflitante vale a pena, ver esse embrião criado na Wikiversity.

  2. Acho que ficando com uma ou duas maquinas (na DigitalOcean chamam de droplets) já resolve o problema… assim que fechar o inventário iniciado nestas planilhas colaborativas (com backup no github), publico um primeiro relatório por aqui no DiscussOKBr.

Oi! Veja o que respondi (e posteriormente editei significativamente minha resposta) no tópico sobre curadoria de explicações. Abs!

Oi gente vou desativar pelo menos uma máquina, ULTIMA CHAMADA: tudo bem desligar?

Manifeste-se agora… ou cale-se para sempre…

Já havíamos avisado antes, vou dar mais alguns dias, para religar se alguém se manifestar.

DESLIGANDO - PARTE 1

  • dev.euvoto.org 2 GB / 40 GB Disk / Ubuntu 14 | IP 45.55.181.61 created 2 years ago
  • mira.org.br (máquina okfnbr05) 1 GB / 30 GB Disk / Ubuntu 14 | IP 95.85.20.19 created 3 years ago
  • cuidando.org.br (máquina okfnbr02) 2 GB / 20 GB Disk / Ubuntu 12 | IP 188.226.132.191 created 3 years ago

Justificativas

DESLIGANDO - PARTE 2

Ver aviso no local apropriado, página dos “Alertas da manutenção técnica da OKBr”.