Sobre a tag prj-Gastos_Abertos

[Discussions in Portuguese about Open Spending like projects, here called Gastos Abertos / Discussões em português sobre projetos semelhantes ao Open Spending, aqui chamado Gastos Abertos]

Fórum criado no contexto do projeto Gastos Abertos, da Open Knowledge Brasil. Queremos discutir sobre projetos que visam uma maior compreensão sobre o orçamento público em nossos países, estados e cidades.

1 Like

Muito bem Tom,

Considerando os editais envolvendo dinheiro vindo do governo, todos que tentam pegar isso deveriam prestar contas abertamente em um ciberespaço como este? Você acredita que todos os gastos governamentais deveria ser controlados pelas pessoas com poder de veto? Decisões governamentais sobre investimentos no setor de energia e saneamento básico poderiam ser requeridos por usuários, catalogando ao governo onde existem problemas concretos a se resolverem.

A ideia de usar a programação orientada a objetos ao governo também poderia ser muito útil. Aplicativos para seguir um remédio que deveria estar em um posto de saúde e reportar buracos de rua diretamente para o DTRAN ajudaria muito as pessoas, mas as pessoas também precisam de ter consciência de cidadania com as tecnologias sociais.

E este ciberespaço aqui é importante para o desenvolvimento tecnológico. Não adianta nada as Universidades pagarem uma plataforma de comunicação institucional se não usam. As Universidades também precisam atualizar-se e terem plataformas próprias de comunicação institucional, mas essas plataformas devem ser confortáveis de interagir com a comunidade acadêmica.

Comunicado: estamos organizando aqui o DiscussOKBR, e acabou havendo um pequeno impacto aqui nos posts do Gastos, mas é para melhorar e tornar a comunidade mais integrada.

A decisão foi tomada com apoio do Thiago (atual coordenador do projeto) e do Ariel (atual Diretor Executivo da OKBr), foi consenso que o melhor é trazer todos os projetos da OKBr para baixo da categoria #local-groups:okbr e então acrescentar uma tag caracterizando o projeto (no caso prj-gastos_abertos).

Mutirão para a revisão dos links incorretos

Tanto no Gastos Abertos como outros projetos OKBr muitos links ficam obsoletos, outros mudam por mudanças de política da OKBr ou mudança de domínio… Aí vão alguns exemplos:

  1. Página gastosabertos.org/participe em “Visite nosso fórum oficial”, precisa passar de discuss.okfn.org/c/openspending/gastos-abertos para Topics tagged prj-gastos_abertos

  2. Na mesma página (item 1) “Conheça nossas histórias no Medium”, precisa se articular melhor com o blog oficial da OKBr… Ideal sempre mencionar a categoria no blog https://br.okfn.org/category/gastos-abertos-2/

  3. No blog oficial da OKBr são citados links oficiais do Gastos, e portanto, segundo as novas diretivas, deveriam apontar para dominio GastosAbertos.Org… Os links typeform.com/report/c1lYuC e
    typeform.com/report/ounk5t dependem de dispositivos externos, poderiam ser apresentados e página Gastos com Javascript, ou ser redirecionados de regra (web-server), por ex. api.gastosabertos.org/report/typeform-{id}.

O uso consistente dos domínios OKBr está sendo observado com mais rigor, por isso algumas diretivas estão surgindo somente agora.

O apelo por um “mutirão” justamente é um uma solicitação por mais olhos listarem mais dúvidas ou bugs, e pessoal técnico ajudar o GastosAbertos na revisão dos links.

2 Likes