Update on the Open Data Impact Map

Olá pessoal!

Encaminho ao grupo este pedido para levantamento de casos de uso para serem incluídos no Open Data Impact Map.

Dear Andrewid,

Hope you are doing well! Since the launch of the Open Data Impact Map as a resource for the OD4D network, we have had over 9000 unique visitors to the website from 100 countries around the world. Thanks to your contributions, we now show almost 2000 examples of open data’s impact across all regions and our database of examples is still growing.

Over the next month, the Center for Open Data Enterprise (CODE) will be adding new, more detailed, use cases demonstrating the impact of open data to the Open Data Impact Map. As part of this effort, we want ensure the Impact Map continues to be a useful resource for this community, and that it incorporates use cases of your work.

CODE will be collecting case studies to include on the Impact Map through April 25, 2018. Please use the following form to provide the use cases: Open Data Impact Map - USE CASES

Best,

The Center for Open Data Enterprise

1 Like

Iniciativa bem interessante

Essas são as iniciativas brasileiras que constam no levantamento do Open Data Impact Map:

No total são 15 casos. Alguns desses fui eu mesmo que enviei. Mas ainda são poucos, se comparados aos 92 do México.

O que acham? Acho que o uso de dados abertos no Brasil é um pouco maior que o levantado, mas muito aquém do potencial. Eu mesmo me lembrei de mais alguns casos depois de terminada a pesquisa, sem contar que vem sempre surgindo casos novos. Por outro lado, tenho a impressão (mas não evidências disso) que algumas empresas usam os dados mas ficam relutantes em compartilhar a informação de que estão usando esses dados, pois consideram esse fato uma vantagem competitiva para a qual não querem alertar os seus concorrentes. Exceções são casos como o da Neoway, em que quanto mais eles disserem que usam dados abertos, melhor para o negócios deles, já que vendem serviços de inteligência de negócio, analytics e BI.

Em geral, acho que predomina a desinformação sobre o que já está disponível e sobre os meios de obter e cobrar que seja disponibilizado aquilo que ainda não está disponível.