Eleições CGI.Br 2017

Ni!

Ano que vem temos eleições do Comitê Gestor da Internet no Brasil. O processo eleitoral se divide em diferentes setores e para os representantes do terceiro setor é relativamente complexo dado a influência de um grande número de organizações que se registram por dependência para representar interesses de outros setores. Assim, na prática, das três vagas do terceiro setor, usualmente apenas uma é de fato eleita a partir do setor.

Este ano o Garoa Hacker Clube irá apresentar uma candidata, a Amanda Yumi. Pessoalmente, considero que a Yumi e a injeção de uma comunidade vibrante e com a vocação e experiência do Garoa em traduzir questões técnicas para um grande público pode mudar fundamentalmente a dinâmica do CGI. Ainda mais ao se valer da escala da rede de hackerspaces brasileiros. Além disso, como sócio do Garoa, estarei proximamente envolvido na candidatura e no apoio a um eventual mandato.

Olhando a lista divulgada anteontem das entidades definitivamente homologadas para votar na eleição, vi que a Open Knowledge Brasil ali está inscrita. As votações de fato ocorrem somente em alguns meses, mas como essa articulação e consolidação de candidaturas pela sociedade civil leva um pouco mais de tempo, faço aqui a abertura da discussão sobre o assunto e minha proposta de que apoiemos a candidatura da Yumi!

Recomendo a todos a a leitura do documento que apresenta e justifica a candidatura:

https://garoa.net.br/wiki/Candidatura_CGI.br

Um abraço,
ale
.~´

2 Likes

Boa Ale!
Acho que a OK tem que apoiar e se puder, votar na Yumi. o CGI mais do que nunca virou terreno de disputas, mas historicamente não tem e nunca teve representantes que tivessem valores de transparencia e dados abertos, à excecao do Demi, Glaser (que inclusive levou o w3c pra dentro do CGI) e Samadeu, que foi eleito uma vez.
Demoro pra OK apoiar!

2 Likes

@solstag @yasodara_cordova ótimo! Aproveito para contar que a OKBr está inscrita para indicar candidatos e para votar. Realizei a inscrição há alguns meses atrás por sugestão da @Neide e do @thiagorondon . O @thiagorondon tinha interesse se ser candidato, mas ele também acha importante apoiar a indicação do Garoa. Vamos proceder assim então, a OKBr vai apoiar a candidatura do Garoa. Fico a disposição. Abraços! Ariel

2 Likes

Oi, mto legal!

Vamos nos falando para ver como progride o processo eleitoral.

Acho bacana a OKBr se candidatar eventualmente, começando essa discussão com maior antecedência num próximo ciclo.

De toda forma o fundamental nesse processo é menos o quem e mais o como garantir que uma pessoa e uma proposta bacana seja escalada, pois há sempre o risco de não ir ninguém, como apontou a yaso.

Abraço!
l
e

1 Like

@solstag @yasodara_cordova vão começar as votações. Vejam a mensagem que recebi de uns parceiros da OKBr. Acham que devemos manter ou mudar o nosso voto?

Oi Pessoal, boa tarde,

Desculpa mudar um pouco de tema, mas considerando que discutimos esse tema,queria explicar para vocês que a Artigo 19 decidiu votar na Flávia Lefèvre Guimarães para a eleição do conselho do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Além de ser uma representante mulher, a Flávia, assim como a ARTIGO 19, faz parte da Coalizão Direitos na Rede, uma rede independente de organizações da sociedade civil ativistas e acadêmicos em defesa da Internet livre e aberta no Brasil formada em 2016.

Flávia tem um rico histórico de defesa ao setor de telecomunicações e à internet livre. Ela é conselheira da PROTESTE (Associação de Consumidores), membro do conselho consultivo da ANATEL, representando consumidores (2006-2009), membro do conselho diretor do ILUMINA (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético SP) e membro da Diretoria de Infraestrutura em Telecomunicações da FIESP. Também é membro do conselho CGI desde 2014 e busca a renovação do mandato. No complicado cenário político que vivemos , em especial no CGI, que corre risco real de desmonte, é importante termos alguém que se comprometa em fazer ouvir vozes de diversas organizações da sociedade civil.

Flávia se comprometeu que, caso eleita, defenderá os princípios expostos na declaração1 da Coalizão Direitos na Rede, e atuará para fazer ouvir as vozes de organizações da sociedade civil. Por essas razões, acreditamos ser a candidata mais indicada para assumir uma cadeira no conselho do CGI.br.

1-Quem Somos - Coalizão Direitos na Rede

Caso vocês tenham alguma dúvida ou comentário, estamos à disposição.

Abraços,

Joara Marchezini

Oficial de Projetos de Acesso à Informação
ARTIGO 19
Defendendo liberdade de expressão e informação

O pessoal do Garoa está em contato com a Flávia. A ideia é aguardar um pouco para ver como as coisas evoluem. Há outros dois candidatos muito ruins que provavelmente vão pegar duas vagas, mas há ainda as suplências. Certamente a prioridade é eleger a Flávia. Sugiro aguardarmos um pouco para definir o voto, mas podemos preparar um texto similar ao da Artigo19 para apoiá-la.