Apresente-se aqui

Neste tópico, iremos compartilhar uma breve apresentação profissional, enfatizando as experiências relacionadas ao curso.

A ideia é nos conhecermos melhor e criar novas redes de colaboração e networking entre as pessoas participantes. Sugerimos que na sua apresentação você apresente as seguintes informações:

  • Nome
  • Cidade e estado
  • Profissão e instituição onde atua
  • Sua experiência com dados abertos e transparência pública
3 Likes

Olá! Sou Marília Gehrke - jornalista, doutoranda em Comunicação pela UFRGS e responsável pelo apoio pedagógico na Escola de Dados/Open Knowledge Brasil. Pesquiso jornalismo guiado por dados, transparência e desinformação. Integro a rede de pessoas embaixadoras pela Inovação Cívica na Open Knowledge e sou voluntária na coleta de dados sobre Covid-19 pelo Brasil io. Além disso, faço parte da equipe organizadora do Open Data Day de Porto Alegre.

5 Likes

Seguindo com minha própria apresentação: sou coordenador da Escola de Dados e irei acompanhar vocês ao longo desta jornada. Tenho experiência com políticas públicas na área de cultura digital e desenvolvo pesquisas e projetos na área de comunicação e software livre há mais de 10 anos. A minibio resumida está na página do curso.

Estamos ansiosos para conhecer mais vocês! Até breve!

3 Likes

Olaá a todos! Sou Suzana Monteiro, do Rio de Janeiro, bibliotecária, trabalho no BNDES e atualmente estou na equipe responsável pela elaboração do Plano de Dados Abertos do Banco.

5 Likes

Olá! Me chamo Celso, sou de Belo Horizonte/MG. Sou professor de Matemática da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Tenho formação em Matemática, Ciência da Computação e Gestão e Avaliação da Educação Pública. Atuo há 16 anos na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Atualmente estou na gerência responsável pelas informações educacionais do município.

Um abraço!

4 Likes

Seja muito bem-vindo a bordo, Celso! Tenho muito carinho pela área de gestão educacional (pela experiência na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Pátio Digital) e vai ser ótimo conhecer um pouco do trabalho com dados de vocês aí em BH, também.

3 Likes

Olá, meu nome é Fabiana e sou de Recife/PE.
Atualmente, estou estudante de Direito e estagiária da DPU/Recife. Apesar que está finalizando meu curso, sigo uma carreira paralela em Ciências de Dados, então já fiz algumas formações como a de DADOS 360 oferecida pela Escola de Dados anteriormente.
Como pesquisadora acadêmica que lida com dados públicos, acho que será uma troca muito interessante estar aqui e aprender com vocês :slight_smile:

5 Likes

Olá! Meu nome é Fabio. Sou natural de Aracaju/SE mas já moro em São Paulo a mais de 10 anos. Sou analista de sistemas no Grupo Pão de Açúcar. Trabalho com TI a mais de 25 anos. Já passei por empresas do setor público e privado dos mais diversos segmentos e porte. No GPA atuo com Supply Chain e sou especialista em EDI (Eletronic Data Interchange) e dados do varejo. não possuo experiência com dados aberto, mas entendo que o dinamismo que o varejo exige perpassa pelo Data Open e transparência em suas relações com a industria para dinamizar a Transformação Digital e a Inovação no varejo.

3 Likes

Me chamo Bruno Arouca Villas Bôas e moro no Rio de Janeiro (Ilha do Governador). Sou comunicólogo e no segmento atuo como planejador de comunicação e marca (branding). Também tenho várias formações em facilitação de grupo e pós em pesquisa de mercado e consumo. Atualmente trabalho na Agência3.
Infelizmente tenho pouquíssima experiência com dados. Estou aqui para aprender e evoluir com vocês. Obrigado!

3 Likes

Olá! Sou Marcão, Marcus Vinicius Pinto. Sou de Belo Horizonte/MG, mestre em administração pública com ênfase em tecnologia da informação pela UFMG/Fundação João Pinheiro. Trabalho na equipe de inteligência de dados da Prodabel - Empresa de Informática e tecnologia da Prefeitura de Belo Horizonte. Sou coordenador do Portal de Dados Abertos da PBH e responsável pela formatação dos Planos de Dados Abertos dos órgãos da administração municipal. Publiquei seis livros sobre o tema da abertura de dados públicos, disponíveis na Amazon.

4 Likes

Meu nome é Audiceia Andrade, sou de Vitória-ES. Economista, auditora de controle interno do Estado do Espirito Santo e coordenadora de Ouvidoria-Geral do Estado.
Atuo na gestão do Serviço de Informação ao Cidadão.

3 Likes

Olá! Meu nome é Henrique Lustosa, Analista de Sistemas, na prefeitura de São Paulo, precisamente no HSPM-SP.
Atuo na área pública há algum tempo, desenvolvendo projetos na área de Tecnologia da Informação voltados à saúde.

3 Likes

Olá, meu nome é Gisele Ferret, sou do Rio de Janeiro, RJ. Sou formada em Engenharia Cartografica. E atuo há 8 anos no Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ). Atuo com dados geográficos desde 2006 , na sua coleta, armazenamento e análise. Tenho trabalhado nos últimos anos na publicação dos dados que temos no ITERJ, porém a falta de recursos e pessoal capacitado não permitiu avançarmos muito. No último ano fomos chamados por Órgãos de Controle a melhorar nossa transparência. Eu creio que esse será um alavancador do projeto que andava a passos lentíssimo. Espero aprender muito nesse curso para auxiliar nesse processo de abertura de dados no Estado do Rio de Janeiro.

4 Likes

Olá pessoal, prazer em fazer este curso com vocês.
Me chamo Eduardo Caetano, sou de São Paulo, capital. Sou formado em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP. Ao longo de mais de 20 anos de carreira dirigi meu trabalho para o planejamento e gestão de iniciativas digitais, com experiência no mercado editorial e publicidade e, mais recentemente, com monitoramento e análise de dados de imprensa e redes sociais.
Atualmente coordeno projetos no Instituto Água e Saneamento, uma instituição sem fins lucrativos lançada este ano e que tem como missão somar esforços no avanço do Saneamento no Brasil, em especial em esgotamento sanitário. Uma das minhas iniciativas é reunir e agregar fontes de dados sobre o saneamento de forma simples e educativa para conhecimento e controle da sociedade civil.
Compartilho o link e convido a todos para conhecer nossa primeira iniciativa, a base “Municípios e Saneamento” em aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento/

Nesse rolê dos dados abertos, eu me entendo como ‘empreendedor’ e espero ganhar subsídios não só para cuidar da governança interna dos dados do instituto, mas também como demandar/orientar/promover iniciativas de empresas e instituições do setor n fornecimento e abertura de dados.

4 Likes

Olá!
Meu nome é Samuel, moro em São Paulo/SP e trabalho como gestor público municipal, atualmente na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.
Minha experiência com abertura de dados e transparência pública envolve o projeto de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Município de São Paulo, que consiste na solução de processo administrativo eletrônico a partir da qual os processos municipais passaram a ser tratados em ambiente web (e não mais em papel), com maior acessibilidade às partes interessadas e à população em geral. Além disso, vimos trabalhando para ampliar o Índice de Transparência Ativa da Secretaria, medido pela Controladoria-Geral do Município, por meio da publicação e da atualização regular de dados e informações em nossos canais oficiais.
Agradeço a oportunidade de estar aqui e aprender mais com todas e todos.

3 Likes

Olá! Sou Danilo de Oliveira, arquiteto e urbanista. Atualmente sou servidor público municipal em São Bernardo do Campo (SP), no departamento de planejamento estratégico. No campo do urbanismo e habitação social, atuei em empresas públicas, privadas e do terceiro setor nos últimos 15 anos. Saudações a todas e todos!

4 Likes

Bom dia a todos. meu nome é Carlos Meira Ribeiro, sou funcionário da SPTrans-São Paulo Transporte, empresa da Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo, responsável pela gestão do transporte municipal dos ônibus.
Formado em Gestão Ambiental, com especialidade em geoprocessamento e mais recentemente, na gestão metroferroviária.

4 Likes

Olá! Sou Nauri Cazuza, engenheiro civil e servidor público do Estado do Ceará. Trabalho na área de transporte público e com a análise dos dados gerados pelo sistema.

3 Likes

Bom dia.
Sou Thais Roberto, de São Paulo capital, sou Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) cedida para a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).
Estou participando do Observatório da pessoa com deficiência desde 2018

3 Likes

Bom dia, pessoal. Meu nome é Marco Aurelio Lessa Villela, moro em São Paulo/SP e trabalho como analista de políticas públicas e gestão governamental na Prefeitura Municipal de São Paulo - no momento estou na Divisão de Gestão de Informações do Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB).

Na SEHAB estamos trabalhando para ampliar a abertura de dados para promover a transparência, melhorar a organização das nossas informações e reduzir o trabalho significativo gerado pelas demandas que recebemos da sociedade civil e de órgãos de controle (por não termos essas informações organizadas e abertas).

Antes da SEHAB trabalhei na Secretaria Municipal das Subprefeituras com a Carta de Serviços ao Cidadão, também na linha da promoção da transparência acerca dos serviços oferecidos pela prefeitura.

Antes disso trabalhei no IBAMA e no MMA, onde integrei entidades representativas dos servidores (sindicato e associação) e por meio delas atuamos para promover a transparência das instituições em que trabalhávamos e obtivemos alguns resultados positivos.

4 Likes