Neste tópico, iremos compartilhar uma breve apresentação profissional, enfatizando as experiências relacionadas ao curso.
A ideia é nos conhecermos melhor e criar novas redes de colaboração e networking entre as pessoas participantes. Sugerimos que na sua apresentação você apresente as seguintes informações:
Nome
Cidade e estado
Profissão e instituição onde atua
Sua experiência com dados abertos e transparência pública
Olá! Sou Marília Gehrke - jornalista, doutoranda em Comunicação pela UFRGS e responsável pelo apoio pedagógico na Escola de Dados/Open Knowledge Brasil. Pesquiso jornalismo guiado por dados, transparência e desinformação. Integro a rede de pessoas embaixadoras pela Inovação Cívica na Open Knowledge e sou voluntária na coleta de dados sobre Covid-19 pelo Brasil io. Além disso, faço parte da equipe organizadora do Open Data Day de Porto Alegre.
Seguindo com minha própria apresentação: sou coordenador da Escola de Dados e irei acompanhar vocês ao longo desta jornada. Tenho experiência com políticas públicas na área de cultura digital e desenvolvo pesquisas e projetos na área de comunicação e software livre há mais de 10 anos. A minibio resumida está na página do curso.
Estamos ansiosos para conhecer mais vocês! Até breve!
Olaá a todos! Sou Suzana Monteiro, do Rio de Janeiro, bibliotecária, trabalho no BNDES e atualmente estou na equipe responsável pela elaboração do Plano de Dados Abertos do Banco.
Olá! Me chamo Celso, sou de Belo Horizonte/MG. Sou professor de Matemática da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Tenho formação em Matemática, Ciência da Computação e Gestão e Avaliação da Educação Pública. Atuo há 16 anos na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Atualmente estou na gerência responsável pelas informações educacionais do município.
Seja muito bem-vindo a bordo, Celso! Tenho muito carinho pela área de gestão educacional (pela experiência na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Pátio Digital) e vai ser ótimo conhecer um pouco do trabalho com dados de vocês aí em BH, também.
Olá, meu nome é Fabiana e sou de Recife/PE.
Atualmente, estou estudante de Direito e estagiária da DPU/Recife. Apesar que está finalizando meu curso, sigo uma carreira paralela em Ciências de Dados, então já fiz algumas formações como a de DADOS 360 oferecida pela Escola de Dados anteriormente.
Como pesquisadora acadêmica que lida com dados públicos, acho que será uma troca muito interessante estar aqui e aprender com vocês
Olá! Meu nome é Fabio. Sou natural de Aracaju/SE mas já moro em São Paulo a mais de 10 anos. Sou analista de sistemas no Grupo Pão de Açúcar. Trabalho com TI a mais de 25 anos. Já passei por empresas do setor público e privado dos mais diversos segmentos e porte. No GPA atuo com Supply Chain e sou especialista em EDI (Eletronic Data Interchange) e dados do varejo. não possuo experiência com dados aberto, mas entendo que o dinamismo que o varejo exige perpassa pelo Data Open e transparência em suas relações com a industria para dinamizar a Transformação Digital e a Inovação no varejo.
Me chamo Bruno Arouca Villas Bôas e moro no Rio de Janeiro (Ilha do Governador). Sou comunicólogo e no segmento atuo como planejador de comunicação e marca (branding). Também tenho várias formações em facilitação de grupo e pós em pesquisa de mercado e consumo. Atualmente trabalho na Agência3.
Infelizmente tenho pouquíssima experiência com dados. Estou aqui para aprender e evoluir com vocês. Obrigado!
Olá! Sou Marcão, Marcus Vinicius Pinto. Sou de Belo Horizonte/MG, mestre em administração pública com ênfase em tecnologia da informação pela UFMG/Fundação João Pinheiro. Trabalho na equipe de inteligência de dados da Prodabel - Empresa de Informática e tecnologia da Prefeitura de Belo Horizonte. Sou coordenador do Portal de Dados Abertos da PBH e responsável pela formatação dos Planos de Dados Abertos dos órgãos da administração municipal. Publiquei seis livros sobre o tema da abertura de dados públicos, disponíveis na Amazon.
Meu nome é Audiceia Andrade, sou de Vitória-ES. Economista, auditora de controle interno do Estado do Espirito Santo e coordenadora de Ouvidoria-Geral do Estado.
Atuo na gestão do Serviço de Informação ao Cidadão.
Olá! Meu nome é Henrique Lustosa, Analista de Sistemas, na prefeitura de São Paulo, precisamente no HSPM-SP.
Atuo na área pública há algum tempo, desenvolvendo projetos na área de Tecnologia da Informação voltados à saúde.
Olá, meu nome é Gisele Ferret, sou do Rio de Janeiro, RJ. Sou formada em Engenharia Cartografica. E atuo há 8 anos no Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ). Atuo com dados geográficos desde 2006 , na sua coleta, armazenamento e análise. Tenho trabalhado nos últimos anos na publicação dos dados que temos no ITERJ, porém a falta de recursos e pessoal capacitado não permitiu avançarmos muito. No último ano fomos chamados por Órgãos de Controle a melhorar nossa transparência. Eu creio que esse será um alavancador do projeto que andava a passos lentíssimo. Espero aprender muito nesse curso para auxiliar nesse processo de abertura de dados no Estado do Rio de Janeiro.
Olá pessoal, prazer em fazer este curso com vocês.
Me chamo Eduardo Caetano, sou de São Paulo, capital. Sou formado em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP. Ao longo de mais de 20 anos de carreira dirigi meu trabalho para o planejamento e gestão de iniciativas digitais, com experiência no mercado editorial e publicidade e, mais recentemente, com monitoramento e análise de dados de imprensa e redes sociais.
Atualmente coordeno projetos no Instituto Água e Saneamento, uma instituição sem fins lucrativos lançada este ano e que tem como missão somar esforços no avanço do Saneamento no Brasil, em especial em esgotamento sanitário. Uma das minhas iniciativas é reunir e agregar fontes de dados sobre o saneamento de forma simples e educativa para conhecimento e controle da sociedade civil.
Compartilho o link e convido a todos para conhecer nossa primeira iniciativa, a base “Municípios e Saneamento” em aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento/
Nesse rolê dos dados abertos, eu me entendo como ‘empreendedor’ e espero ganhar subsídios não só para cuidar da governança interna dos dados do instituto, mas também como demandar/orientar/promover iniciativas de empresas e instituições do setor n fornecimento e abertura de dados.
Olá!
Meu nome é Samuel, moro em São Paulo/SP e trabalho como gestor público municipal, atualmente na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.
Minha experiência com abertura de dados e transparência pública envolve o projeto de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Município de São Paulo, que consiste na solução de processo administrativo eletrônico a partir da qual os processos municipais passaram a ser tratados em ambiente web (e não mais em papel), com maior acessibilidade às partes interessadas e à população em geral. Além disso, vimos trabalhando para ampliar o Índice de Transparência Ativa da Secretaria, medido pela Controladoria-Geral do Município, por meio da publicação e da atualização regular de dados e informações em nossos canais oficiais.
Agradeço a oportunidade de estar aqui e aprender mais com todas e todos.
Olá! Sou Danilo de Oliveira, arquiteto e urbanista. Atualmente sou servidor público municipal em São Bernardo do Campo (SP), no departamento de planejamento estratégico. No campo do urbanismo e habitação social, atuei em empresas públicas, privadas e do terceiro setor nos últimos 15 anos. Saudações a todas e todos!
Bom dia a todos. meu nome é Carlos Meira Ribeiro, sou funcionário da SPTrans-São Paulo Transporte, empresa da Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo, responsável pela gestão do transporte municipal dos ônibus.
Formado em Gestão Ambiental, com especialidade em geoprocessamento e mais recentemente, na gestão metroferroviária.
Olá! Sou Nauri Cazuza, engenheiro civil e servidor público do Estado do Ceará. Trabalho na área de transporte público e com a análise dos dados gerados pelo sistema.
Bom dia.
Sou Thais Roberto, de São Paulo capital, sou Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG) cedida para a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).
Estou participando do Observatório da pessoa com deficiência desde 2018
Bom dia, pessoal. Meu nome é Marco Aurelio Lessa Villela, moro em São Paulo/SP e trabalho como analista de políticas públicas e gestão governamental na Prefeitura Municipal de São Paulo - no momento estou na Divisão de Gestão de Informações do Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB).
Na SEHAB estamos trabalhando para ampliar a abertura de dados para promover a transparência, melhorar a organização das nossas informações e reduzir o trabalho significativo gerado pelas demandas que recebemos da sociedade civil e de órgãos de controle (por não termos essas informações organizadas e abertas).
Antes da SEHAB trabalhei na Secretaria Municipal das Subprefeituras com a Carta de Serviços ao Cidadão, também na linha da promoção da transparência acerca dos serviços oferecidos pela prefeitura.
Antes disso trabalhei no IBAMA e no MMA, onde integrei entidades representativas dos servidores (sindicato e associação) e por meio delas atuamos para promover a transparência das instituições em que trabalhávamos e obtivemos alguns resultados positivos.