Assembleia Geral da OKBR acontece em 5 de setembro; veja como participar

Convocamos todos associados e associadas a participar da Assembleia Geral Ordinária da Open Knowledge Brasil, que será realizada de maneira online em 5 de setembro de 2022.

Clique aqui para confirmar sua presença e receber o link de acesso.

A primeira convocação está marcada para as 18h, horário em que a assembleia será iniciada caso conte com a presença da maioria simples dos(as) associados(as), o que corresponde a 20 pessoas. Não satisfeita essa condição, o encontro terá início às 18h30, com qualquer número de presentes.

A pauta da Assembleia de 2022 será:

Informes:

  • Admissão e desligamento de pessoas associadas;
  • Apresentação do Guia de Governança;
  • Participação da entidade no Conselho de Transparência e Combate à Corrupção da CGU e no Observatório de Transparência das Eleições do Tribunal Superior Eleitoral.

Deliberações:

Quem não puder participar pode enviar uma justificativa por e-mail até 24h antes do horário de início da Assembleia, por meio do endereço contato@ok.org.br. Conforme nosso estatuto, a ausência injustificada em duas Assembleias Gerais consecutivas pode acarretar a perda de status de associado(a). Para consultar a ata das últimas assembleias, acesse a página de transparência da OKBR.

A Assembleia Geral é um órgão de deliberação que compõe a estrutura de governança da OKBR. A participação é aberta a qualquer pessoa — mas somente as associadas possuem direito a voto.

Assembleia Geral da OKBR – 2022
Data: 05/09/2022, segunda-feira
Horário: às 18h
Confirme aqui participação para receber o link de acesso

Espero revê-las(os) todas(os) por lá!

Fernanda Campagnucci Pereira
Diretora Executiva

4 Likes

Ni! Que legal, @Fernanda_Campagnucci. Não pude participar do café pois voltei hoje de férias, mas deixei um comentário na minuta do estatuto. Abraço, .~´

1 Like

Ni! Muito bom o comentário, @solstag! Eu concordo com essa visão que você trouxe e, pensando nas discussões regulatórias (LGPD e setor privado, por exemplo), já atuamos pela transparência do modo como as empresas tratam nossos dados. Mas essa questão costuma ser mediada pelo estado (via legislação, normas…), acabamos tratando como duas grandes esferas – estado <> sociedade. Só vou matutar um pouco sobre a proposta de redação. Não sei se faz sentido declarar como missão fomentar a relação de “proximidade” entre sociedade e empresas…

Ni! Entendo, mas não vejo razão para enunciar a priori a intermediação do Estado e, mesmo quando ela existe, não se trata de transparência do mesmo, mas de transparência da ação empresarial. Eu também não vejo problema no termo “proximidade”. Pelo contrário, há toda uma literatura sobre o “prosumerismo” que vai justamente mostrar o papel da aproximação entre empresas e consumidores em questões de transparência, co-criação, meio-ambiente, sustentabilidade, saúde etc. .~´

… quero dizer, eu não vejo problema com o interesse de uma tal missão, mas talvez essa questão da proximidade não se encaixe para a OKBR, para além do escopo do governo (a pensar?).

E tem de ver se ela não torna a missão ampla demais para algum tipo de estatuto especial que a OKBR possa querer pleitear, tipo OSCIP.

E também utilisei o termo empresas, mas talvez “organizações” seja mais apropriado?

Nova sugestão:

“… , tornar mais próximas e transparentes as relações entre sociedade e governos, e mais transparentes e equilibradas as relações entre sociedade e empresas ou organizações.”

1 Like

Sim, sobre essa questão de possíveis enquadramentos, a assessoria jurídica que está nos apoiando está bem atenta; deixamos o texto preparado para demandar certificações pertinentes. Vou passar a sugestão pela avaliação deles, mas acredito que não haveria problema (como estava antes era até mais amplo!).

Sobre a redação: gostei dessa última proposta :slight_smile:

1 Like

Tudo certo com a análise da assessoria jurídica também, @solstag :sunny:

Já incorporamos esse redação à minuta.

Abraços e inté a assembleia!

Ni! Ó sol, bacana! Inté lá .~´

1 Like

@ppkrauss você já é associado? Se não for, eu gostaria de convidá-lo. Você é uma pessoa ativa na comunidade que está aí há muito tempo, envolvido em muitas iniciativas. Se tiver interesse, seria ótimo contar com a sua participação amanhã.

Para quem não esteve lá, aqui tem um resumo do que rolou na assembleia:

https://ok.org.br/noticia/assembleia-da-okbr-confirma-nova-estrutura-de-governanca-da-organizacao/

PS: @Fernanda_Campagnucci bem que podiam arrumar essa geração de snippets (o quadro com a descrição / resumo e uma imagem) no blog da OKBR, que teria aparecido aqui ao colar o link acima, caso estivesse presente. Para isso tem que usar as tags do oEmbed / OpenGraph.

Ok, vamos adicionar na próxima contratação de dev/suporte WP, provavelmente para a adaptação do site à nova ID da OKFN, assim que ela ficar disponível para nós.

Quando tiver demandas assim, fica à vontade para cadastrar como issue também: GitHub - okfn-brasil/site

Legal, Fernanda, abri a issue lá. Como ainda não tinha nenhuma issue já aberta, não sabia se teria alguém olhando.

1 Like

Maravilha, está registrado! Vai demorar um pouco a entrarmos nesse ciclo de desenvolvimento, mas fica já na fila. Abs!

1 Like