Assembleia Geral: Open Knowledge Brasil - 11/07/2019 às 17h

A Open Knowledge realizará a sua Assembléia Geral Extraordinária no dia 11 de Julho de 2019: https://br.okfn.org/2019/06/11/assembleia-geral-da-open-knowledge-brasil-sera-no-dia-11-de-julho/.

A Assembleia é o órgão deliberativo formado pelos associados da Open Knowledge Brasil, parte de sua estrutura de governança. Veja a seguir a chamada e os pontos que serão debatidos na reunião.

Convocamos todos associados e interessados a participar da Assembleia Geral da Open Knowledge Brasil, que será realizada no próximo dia 11 de abril, às 17h00, na sala de reunião do Mobilab - Rua Boa Vista, 136 (mezanino) - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01014-000. Às 17h30 faremos a segunda chamada.

A pauta da assembleia geral será:

  • Novos associados efetivos
  • Renúncia da atual Diretora Executiva
  • Destituição de conselheiros deliberativos
  • Aprovação nova direção executiva
  • Nova formação do conselho deliberativo
  • Atribuições do conselho deliberativo
  • Mudanças no Estatuto
  • Informes:
    • Contas. Planejamento financeiro e expectativas de captação.
    • Novos projetos e estratégia 2019/2020

Por favor, confirme a presença nesse formulário. Pelas mudanças estatutárias aprovadas em 2018, aqueles que não puderem participar devem enviar uma justificativa por e-mail até 24h antes do evento, sob pena de perder o status de associado(a).

Ni! Oi pessoal, criei esse tópico aqui pois, não podendo estar presente devido à distância mas querendo contribuir (EDIT: talvez eu esteja presente, ver comentário abaixo sobre participação remota), queria um lugar para debater algumas questões que me pus ao ver a pauta. Vou enunciá-las:

  1. A pauta não fala em eleição, porém os items “destituição” e “nova formação” deixam a situação ambígua. Podem esclarecer um pouco o que se passa? É fim de algum mandato e vai ter eleição? Essas são informações que seriam úteis para os associados refletirem em preparação.

  2. Em “mudanças no estatuto”, de que mudanças estão falando? Como no item anterior, é razoável esperar um mínimo de detalhes para refletir a respeito antes da assembleia.

Ambas essas observações afetam particularmente quem não pode estar presente, que pode ser o meu caso.

  1. Ao final da pauta é mencionada uma regra de desligamento segundo “mudanças estatutárias aprovadas em 2018”. Eu não vejo nenhum item a esse respeito no estatuto como consta na página da OKBR. Se trata de engano meu, ou de fato o estatuto foi alterado e as mudanças nunca foram comunicadas aos associados nem divulgadas na página da OKBR?

Quanto a isso, acho desconfortável que se faça esse movimento para aplicar uma regra desacompanhada de zelo proporcional para comunicar sua introdução. Sugiro que se leve isso em conta.

No aguardo desses esclarecimentos,

Abraço!
ale

1 Like

Ni! Mais uma questão. Quando eu disse não poder estar presente devido à distância, me referia a situações anteriores quando, se bem me lembro mas talvez não me lembre bem, era exigida a presença em pessoa do associado para participar às assembleias. Mas o estatuto prevê “acompanhar de maneira remota”, e pode ter variado a interpretação disso. Como na pauta se falou em outras mudanças do estatuto, por acaso mudou a prática da associação nesse sentido? É possível participar remotamente? Com plenas atribuições? Me animaria de tentar participar. Outro abraço! .~´

Oi Pessoal,

Queria conversar com vocês sobre o 3° Simpósio Internacional em Inovação e Governança Digital que vou organizar no ano que vem (na UnB, Brasília). A princípio, será nos dias 7 e 8 de maio de 2020.
Teremos uma mesa sobre Dados Abertos e Governo Aberto. Gostaria de pensar em dois nomes da OK para participarem do debate. Alguma sugestão?

Abs!

Procurei mas não encontrei na página da OKBR os resultados dessa assembleia. Alguém sabe onde tem a ata, um resumo ou uma notícia explicando as mudanças aprovadas em assembleia?

2 Likes

Oi, Chris!

Bem vinda ao fórum da Open Knowledge! Tentei te mandar uma mensagem em privado, mas parece que não tenho permissão para isso no fórum. De qualquer forma, esse tópico é sobre a assembleia geral da Open Knowledge Brasil. Para falar sobre outro evento, sugiro criar um novo tópico próprio para isso, pois além de não misturar os assuntos até traria mais visibilidade no fórum para o assunto da sua postagem.

Demorou, mas enfim saiu alguma informação, no site da OKBR, sobre a assembleia realizada em julho:

https://br.okfn.org/2019/08/01/fernanda-campagnucci-assume-direcao-geral-da-open-knowledge-brasil/

A @Fernanda_Campagnucci é uma das pessoas mais engajadas com o temas que há no país e com um histórico impressionante de realizações com a organização e implementação de uma política de dados abertos na prefeitura de São Paulo. Tenho a certeza de que a Open Knowledge Brasil está em excelentes mãos! :tada:

Também desejo boa sorte à @Natalia_Mazotte em sua nova posição em Stanford e dou os parabéns pelos importantes resultados alcançados durante a sua gestão.

Oi, Augusto, obrigada por compartilhar por aqui. :slight_smile: Até o final da semana passada estávamos completando a transição pra entrada da Fernanda e recolhendo as informações necessárias (dados dos associados como RG, endereço, etc) pra completar a ata (ainda falta uma pessoa enviar os dados). Aqui você encontra a ata da última reunião, com as definições aprovadas: Ata Assembleia 2019 - Google Docs

A última versão do estatuto está aqui: OKF Brasil: estatuto 2019 (aprovado) - Google Docs

Esses documentos vão estar disponíveis no novo site da OKBR, que está há uns 3 meses no forno e deve ser liberado logo logo.

Obrigada pelos parabéns, continuarei contribuindo da forma que for possível.
Abraços

1 Like

Ni! Oi @Natalia_Mazotte e @herrmann e @Fernanda_Campagnucci,

Obrigado por compartilharem os documentos.

Dei uma olhada e achei um erro insignificante na ata: “Ao décimo primeiro dia do mês de abril (…)” - onde deveria ser “julho”. Provavelmente já foi notado.

Um outro detalhe, desta vez no estatuto mas que talvez seja proposital, é que a sede da associação não foi alterada, como vinha se fazendo, para corresponder à nova diretoria.

Lamento que não tenham se interessado às minhas observações acima, refletido ainda em que nenhum dos três documentos traz com clareza as mudanças do estatuto, mesmo já estando aprovadas. Se posso fazer uma sugestão, a ata é um lugar natural para comunicá-las.

Felicidades e bons ventos às duas diretoras - de partida e de chegada - e às novas e novos conselheires.

Abraço,
l
e
.~´