Como a DBPedia poderia colaborar com os projetos / iniciativas da OK Brasil?

O Sandro Coelho da DBPedia gostaria de saber como poderia colaborar com os projetos / iniciativas da OK Brasil? Sugestões?

3 Likes

A DBpedia está para se tornar formalmente um projeto irmão da Wikidata, e juntas constituirão o maior acervo de conhecimento aberto do planeta, em formato legível a ambos, humanos e computadores.

No dia-a-dia de quem trabalha com Web não se fala muito em “linkar semântica” com DBpedia ou Wikidata, pois ainda é novidade e demanda consolidação de padrões no mercado, etc. O que se usa na prática são vocabulários mais simples e estáveis: o Schema.org, o mais popular, já vem buscando também parceria com a Wikidata.

Em sendo conhecimento aberto, é de interesse da Open Knowledge (!), mas a Web Semântica ainda parece ser uma fronteira inexplorada da OKBr… Por outro lado a OKFN apoia e hospeda o LOV.okfn.org! (o LOV é a mais importante iniciativa de organização e catálogo dos diversos vocabulários da Web Semântica).

Pessoas como o Sandro são muito bem vindas para nos apoiar nestas fronteiras dos dados abertos, da descentralização e da transparência.


Com quem o Sandro pode conversar? Quem na OKBr “fala essa língua da Web Semântica” e acolhe/consolida colaborações nesse sentido?

Fica a sugestão de formarmos um “grupo de interesse” na OKBr. Alguns exemplos de tópicos que poderiam ser abordados nesse grupo:

  • dados abertos conectados semanticamente
  • marcação semântica como ferramenta de transparência
  • curadoria e apoio a vocabulários e traduções
  • curadoria e apoio às terminologias e dicionários brasileiros
  • uso do padrão Microdata (RDFa) como ferramenta de transparência e descentralização nos sites brasileiros.

Oi @Neide você participaria? Alguém mais teria interesse?

2 Likes

OI Peter, Tenho interesse em participar. Trabalho com taxonomias e
ontologias há anos. No momento, estou trabalhando no desenvolvimento de um
tesauros para o Superior Tribunal Militar. Acredito que posso contribuir.
Abraços

Neide De Sordi

3 Likes

Olá @Neide e demais OKBR’s. Em dezembro de 2017 a Casa Civil e a Imprensa Nacional, em parceria com o LexML, nos convidaram para ajudar a

Estaremos nos organizando entre janeiro e fevereiro, estão todos convidados (!). Interessados: postar seu aviso de interesse por aqui.

1 Like

Oi Peter,
Como lhe falei, tenho interesse no tema.
Continuou trabalhando com taxonomias. Atualmente, a minha empresa está
responsável pela revisão e atualização do Tesauro do Sebrae, ferramenta
utilizada no Portal Sebrae.
Vamos ver como posso colaborar.
Att.

Neide De Sordi

1 Like

Olá, @ppkrauss!

Não tinha visto essa postagem e não sabia que eles haviam te procurado para pedir ajuda com isso. Sei que por diversas vezes, quando me procuraram, sempre recomendei que procurassem a equipe do LexML para integrar, no mínimo, os metadados dos atos publicados no Diário Oficial da União com a pesquisa do LexML.

Poderia nos dar uma atualização sobre como foram os trabalhos de orientação à Imprensa Nacional sobre o uso do LexML no Diário Oficial da União? Deu algum resultado?

Para testar, peguei a URL de um ato publicado no DOU em HTML, joguei no RDFa 1.1 distiller do W3C e obtive como resultado apenas triplas relacionadas à página em si (título, descrição, item de menu, etc.) e nada em relação à semântica do ato normativo publicado.