Comunidade do Gastos Abertos - introduções aqui

Olá a todas e todos. Meu nome é Fabiano Angélico, eu sou jornalista (UFMG), com especialização em transparência e combate à corrupção (Universidade do Chile) e mestrado em Adm. Pública e Governo (FGV-SP). Minha dissertação – sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) – foi lançada em formato de livro de bolso este ano.

Já trabalhei como jornalista em redações e com jornalismo de dados. Trabalhei também na Transparência Brasil, como coordenador de projetos. E, ainda, como consultor/pesquisador independente – já fiz vários trabalhos sobre transparência (transparência no Terceiro Setor, transparência no Sistema de Justiça etc).

Mais recentemente, em 2013 e 2014 trabalhei no setor público, na Prefeitura de SP, onde ajudei a estruturar a Controladoria Geral do Município – a CGM foi criada em 2013, por incrível que pareça (com o orçamento da cidade de SP, o sexto maior do País, uma Controladoria forte e estruturada deveria ter sido criada há muito tempo…). E eu peguei o nascedouro do órgão mesmo: no meu primeiro dia de trabalho, estávamos na sala apenas cinco pessoas: o então Controlador (Mário Spinelli, hoje na Controladoria do Governo de MG), uma assessora, eu, a secretária e o motorista rsrs.

Mas em dois anos,a CGM-SP cresceu e fez bastante coisa. Na área de transparência e integridade, que estava sob minha responsabilidade, conseguimos avançar em algumas frentes. Refizemos o Decreto regulamentador da LAI no município (obrigando, p ex, a publicação na íntegra dos contratos), refizemos o sistema de gestão de pedidos, abrimos os dados de empresas públicas, criamos um código de conduta de maneira participativa (entre os servidores públicos), criamos espaços de participação com metodologia para abertura de dados sob demanda…
Fizemos, também, uma parceria com o Co:Lab um grupo de pesquisas da EACH/USP. Um dos produtos dessa parceria é o Diário Livre (Diário Oficial em formato aberto), que ganhou o prêmio CONIP de inovação no setor público – graças ao empenho da equipe que montei mas também ao talento do pessoal do Colab, com destaque, no caso do Diário Livre, para a Gisele Craveiro e o Andres.

E, neste 2015, voltei a atuar como consultor/pesquisador independente. Tenho trabalhado em projetos variados mas boa parte do meu esforço este ano foi para a Transparência Internacional, em projetos como Beneficial Ownership Transparency – ou seja; transparencia nos dados sobre os donos de empresas (ver apresentação que fiz na Condatos este ano) – e um centro de atendimento a vítimas de corrupção.

E, por fim mas não menos importante, fui convidado a coordenar o projeto Gastos Abertos, da Open Knowledge Brasil!!! – comecei na semana passada e estou me apropriando do projeto, mas já estou gostando muito.

Espero que possamos interagir bastante, estou animado com esse trabalho na OK Brasil.

Um abraço a todas e todos

2 Likes