Comunidade do Gastos Abertos - introduções aqui

Oi pessoal,

Nome e Formação:

Meu nome é Carlos e me encontro atualmente fazendo mestrado em Ciência da Computação no Hawaii com predição do tempo e energias renováveis. Tenho um mestrado em Engenharia de Software em Stevens Institute of Technology que veio como consequência de minha graduação sanduíche com o Ciência Sem Fronteiras (fui do primeiro edital). Minha graduação foi na Universidade Federal da Bahia, em ciência da computação.

Área de Trabalho:

Meu interesse sempre foi em análise de dados, mas nos primeiros anos de graduação o conceito de “Cientista dos dados” não existia e muito menos curso ou professor voltado a isso em minha faculdade. Engenharia de Software foi minha ponte, junto ao Ciência Sem Fronteiras. O programa me serviu para começar a desenvolver projetos de mineração em dados em engenharia de software (análise de projetos open source). Aprendi R por necessidade e através dos MOOCs que começaram a surgir na época, bem como Python. Ainda trabalho com isso (hoje meu ganha pão e bolsa aqui), mas o conhecimento adquirido me ajudou a pular completamente para mineração de dados, e minha tese é mais voltada a predição com modelos de probabilidade. Pretendo seguir PhD mais voltado para o lado disso daí e termodinâmica da informação e aprendizagem de máquina daqui a 1 ano que é onde quis chegar desde o inicio :slight_smile: Também acompanho todos os MOOCs que ocorrem no Udacity, Coursera, e EdX, Knight Center (pelos cursos de visualização de Dados para jornalistas), e/ou sites como MongoDB relacionado a dados, então se tiverem interesse em algum assunto, é bem provável que eu conheça um ou mais para indicar :slight_smile:

Habilidades:

Linguagens: R (Principal), Python (normalmente para uso de APIs), C.

  • Uso de APIs
  • Formato de dados: Qualquer um (JSON,excel,pdf,csv,etc).
  • Tipo de dados: longitudinal,latitudinal (sensores de clima), redes sociais, etc.
  • Pre-Processamento de Dados (R,Python)
  • Análise de Dados: R (devido a ggplot2), arranhando em D3.js, e para redes sociais Gephi e libs em R e Python; igraph,networkx
  • Reprodução de Análise: R Markdown (RPubs) um pouco de IPython Notebooks.
    Banco de Dados: Mysql, PostgresSQL, MongoDB

Motivação:

Provem basicamente do percurso de minha carreira. Recurso do governo me ajudou a seguir meus sonhos (a um custo bem alto pelo CsF) então estou dando retorno a sociedade. Colaboro também com o http://redecsf.org.br com outros bolsistas que pensam o mesmo. Dados Abertos me ocorre como espaço de maior impacto para usar o que sei para o país também. Como o financiamento atual é dos EUA, oportunidades e até mesmo começo de família está acontecendo fora do país, preciso de um projeto contínuo para continuar contribuindo de fora a distância.

Minha página pessoal http://carlosandrade.co tem uma espécie de portfolio com os projetos que faço também.

3 Likes