Comunidade do Gastos Abertos - introduções aqui

Sejam bem-vindos, @carlosviansi, @dionifer e @aivuk.

Me apresentei no fórum do Open Spending, então é obrigação eu me apresentar aqui. :slight_smile:

Eu sou o Everton, mas podem me chamar de Tom, como preferirem. Sou formado em física e estudava física de partículas elementares, mais especificamente neutrinos. Tinha interesse em aspetos teóricos e filosóficos da teoria quântica de campos, mas acabei migrando de área (quase fui parar na filosofia, principalmente por influência do que comecei a descobrir com Bertrand Russell no meio da graduação).

Sempre me envolvi com comunidades relaciondas ao conhecimento livre, como a Wikimedia, software livre e desde 2010 a Open Knowledge. Gastos Abertos é um tema que me interessa bastante, principalmente após participar, em 2010-2011, de um encontro mensal organizado pelo Odilon Guedes sobre Orçamento e Cidadania.

Após ver o tanto de dinheiro gastos em coisas mal planejadas nesses encontros e, na época, a falta de acesso a informações que poderiam nos ajudar a compreender os gastos públicos, comecei a me envolver mais na questão, mais como curioso tentando entender e trazer algum projeto como os que estava vendo nos EUA e Europa para cá. O Open Spending é um deles e cá estamos!

Espero que consigamos ampliar um pouco mais a discussão sobre o tema, que é muito rico e complexo, através de ferramentas, eventos, histórias do orçamento, cursos, tutoriais e visualizações para o público em geral.

1 Like