Dúvida sobre evento


#1

Boa tarde, pessoal!

O Grupo de Métodos de Pesquisa em Ciência Política da UFPE (MPCP/UFPE) está organizando um evento sobre transparência e replicabilidade nas Ciências Sociais. Em particular, irei falar sobre a importância dos dados abertos. Gostaria de dicas de vocês para o evento bem como saber como posso divulgar a Okfn no evento.

Obrigada!


#2

Oi @barbarafmota, bem vinda!

O evento tem um site com a programação mais detalhada? É você quem está organizando?

Só pra eu entender melhor o que já cobriram, e no que podemos ajudar.

Em particular, você já conhece o grupo de trabalho em Ciência Aberta ? Se quiser trocar uma ideia acesse o bate papo do grupo.

Ah sim, tentei acessar o URL de inscrição mostrado na imagem, mas não funciona! Será que está correto?!

Abraço,
l
e


#3

Olá, obrigada!

Eu e mais um grupo de pessoas do Grupo de Métodos de Pesquisa em Ciência Política da UFPE.

A página com a programação é essa aqui: https://www.sympla.com.br/reprodutibilidade-e-transparencia-nas-ciencias-sociais__136453

Abraço, valeu!


#4

Bem vinda @Barbarafmota!

Reforço dica do Ciência Aberta. Outra dica seria você participar aqui da nossa discussão sobre “Fake News”.


Explicando para os leitores em geral… Na discussão sobre fake news o conceito de verdade/mentira na mídia passa pelas duas coisas:

  • verdade dos dados abertos: “fake” é aquilo que contradiz os dados.
    Não só dados de medições (como por exemplo os níveis de água do Sistema Cantareira), de registros contábeis, etc. mas também conteúdos registrados nos Diários Oficiais e nos repositórios científicos, que na OKBr encampamos também na “defesa por dados abertos”.

  • verdade do testemunho (individual ou coletivo): “candidato a fake” é todo testemunho que não se reforça em dados e/ou que não é reprodutível, no senso da reprodutibilidade científica… Ou seja, quando outros indivíduos ou coletivos, com as mesmas ferramentas e condições, não conseguem testemunhar a mesma coisa.


#5

Oi @barbarafmota, fiz um post no blog cienciaaberta.

Uma dúvida, abrindo agora o site e vi que as inscrições estão esgotadas, é isso mesmo? (que bom!)

Pode ser legal se quiser enviar você mesma um convite ou propôr essa questão na lista de discussão do grupo.

Sobre dicas pro evento, uma coisa que temos feito no grupo é coletar informações sobre diversas tendências de ciência aberta no manual para ciência aberta. De repente pode ser interessante vocês usarem ou contribuirem pra ele.

Tem também o livro Ciência Aberta, Questões Abertas, e sua versão em inglês, lançados em 2015 a paritr do seminário de 2014. Neste post tem links para baixar ambos.

Abraços, vamos nos falando.

ale
.~´


#6

Boa tarde, Alexandre!

Primeiramente, muito obrigada pelas valiosas contribuições.
As inscrições estão esgotadas, sim! Para nossa surpresa o interesse pelo tema está sendo enorme. Muitas pessoas ainda estão nos procurando com pedidos de inscrição no evento.

Vou me debruçar melhor sobre as recomendações que fizestes e em breve entro em contato.

Valeu, abs!

Bárbara


#7

Ni!

Oi @barbarafmota, só aproveitando pra ajudar a divulgar, uma oportunidade bem legal, se não estão sabendo, estão abertas as inscrições pra OpenCon 2017, em Berlim:

https://www.cienciaaberta.net/opencon-2017-em-berlin-inscricoes-abertas/

Abs!
.~´