Educação Aberta

Oi pessoal,

Estou pensando em iniciar um projeto relacionado a estimular o pensamento crítico. Seria algo assim:

  1. Coloca uma frase curta para se pensar (tipo twitter). Por exemplo: A frase “esta frase é falsa” é verdadeira? Ou “O problema dos carros do Google: humanos” do NYT e Estadão.

  2. Daí, tal frase pode ser analisada criticamente. Qual o problema, que tipo de suposições (implícitas) são feitas, quais as implicações, etc etc. Essa análise seria feita num blog especifico, podendo utilizar podcast, youtube e outras ferramentas.

  3. Agora entra a educação aberta. Cada análise pode ser embasada em métodos de lógica, filosofia etc. Para cada frase, um grupo de recursos educacionais deve ser produzido (quem sabe até uma wiki).

No geral, minha motivação é a falta de questionamento crítico em vários aspectos da vida: de teorias conspiratórias até modinhas (de efeito manada); tudo isso perpassando as mais diversas esferas da sociedade (incluindo a ciência e educação), em que os valores ideológicos estão presentes como verdades absolutas (axiomas) e, portanto, não questionáveis.

Bem, isso é só uma ideia inicial e gostaria de sugestões.

Abrs.

ps. Para saber quem sou eu, deem uma olhada aqui.

1 Like