Ferramentas relacionadas a Gastos Abertos

Na mesma linha do tópico de Pesquisas relacionadas a Gastos Abertos que o @everton137, tópico para apresentar ferramentas relacionadas a gastos abertos.

Segue a primeira ferramenta que tomei conhecimento, criada por um estudante de ensino médio (vejam os creditos na página da ferramenta!) (o e-mail foi divulgado em lista aberta do INDA-BR 19 de Setembro de 2015):

==========================================
Título: Interface para acesso a gastos orçamentários

Boa tarde,

Utilizando-me da base de dados SIOP do Ministério do Planejamento (http://vocab.e.gov.br/2013/09/loa) em formato RDF, desenvolvi uma ferramenta software livre (GitHub - theiostream/orcamento: Client for Brazilian Federal Government's Budget database) para mostrar esses dados de maneira mais democrática, ainda mais nesse momento de ampla discussão sobre as contas públicas. Ela pode ser acessada em http://gastospublicos.com.br.

Creio que esse projeto se diferencia de tentativas anteriores de fazer o mesmo por permitir maior flexibilidade nas análises (filtros, séries históricas de todos os tipos de itens orçamentários, maior construção de relações entre itens orçamentários); por garantir maior detalhamento (no último nível de pesquisa, permite que o usuário veja o que foi gasto em itens de despesa especificamente); e por ser de navegação mais simples que alguns outros sites.

Dito isso, gostaria de obter de vocês comentários e sugestões sobre o teor do site, e conselhos sobre como, possivelmente, divulgá-lo mais amplamente.

Atenciosamente,
– Daniel Ferreira.

2 Likes