Ni! O site Convergência Digital reporta que o governo federal está prestes a fazer uma volumosa compra de software proprietário, particularmente de produtos que tem alternativas livres, e de uma só empresa estrangeira que recentemente promoveu uma reunião a portas fechadas com ministros: Microsoft.
Mais grave é que isso claramente representa uma indisposição do governo com políticas de apoio ao software livre e de código aberto.
Não sei de que maneira podemos impactar nisso, mas é preciso ativamente contestar e apontar a miopia e o tiro no pé que isso representa em diversos níveis - de gastos públicos, à segurança nacional, ao futuro econômico do país.
Quem teria contatos em Brasília, nesse novo governo, que podem nos explicar melhor o que se passa? Abrir espaço para que se aponte o erro, além de esclarecer o estranho volume dessa compra e as condições suspeitas?
@solstag você topa ajudar a escrever um texto sobre a importância do software livre na gestão pública? Acredito que o @thiagorondon já tenha alguns materiais prontos. Estamos colocando essa pauta no cronograma para semana que vem com a @ElzaMaria. Inclusive estou pensando de abrir uma petição no Avaaz, o que acham?
Eu não gostei muito dos argumentos desse abaixo-assinado no Avaaz. Podemos divulgar, mas acredito que precisamos construir melhor os argumentos, concordam?
Sim o texto é superficial e incompleto, mas a questão passou a ser o fato dos documentos citados nele - e na notícia - não estarem mais acessíveis para sequer embasar uma manifestação.