Iniciativas e ações em Salvador-BA: dados abertos e inovação

Caros colegas e amigos da OKBr,

Viemos aqui para trazer boas notícias, novidades de Salvador-BA!

A Bahia, em 2017, se despertou para a agenda e as boas práticas em governo aberto. Sim, finalmente!

A cidade de Salvador, como nunca antes em sua história, sediou e promoveu tantos eventos inéditos em inovação com foco em administração pública, com a adoção dos dados abertos como referencial de tratamento das informações públicas.

Somente entre junho e agosto de 2017, foram CINCO Hackathons envolvendo dados abertos, incluindo iniciativas da Prefeitura (“Hackathon+ Desafio Criativo” - tecnologias para o Centro Histórico), do Governo do Estado (“Hackathon Respeita as Mina” – tecnologias para Ronda Maria da Penha; “Desafios Bahia Hackathon– Campus Party: 1) Mobilidade e 2) Trabalho”) e da Fiocruz-CIDACS Bahia (“HackZika” - Hackathon da Zika”)

Como representante da Escola da Administração da UFBA, participamos e colaboramos para mobilização desses eventos. Assinamos um “Memorando de Entendimento” com o Governo do Estado para ações colaborativas que promovam a transparência e coprodução de serviços públicos.

Neste contexto, estabelecemos DOIS novos desafios para os próximos meses:

  1. Realizar o levantamento Índice de Dados Abertos Salvador, com o apoio e metodologia da OKBr e FGV.

  2. Cooperação institucional (UFBA, Prefeitura, Rede+ e outros) para o Laboratório de Inovação Aberta em Gestão Pública - LABPúblico - convênio local. (WhatsApp Group Invite)

Sobre o Índice ODI, estivemos reunidos na Casa NOSSA - Espaço de Inovação Social e Colaboração, aqui em Salvador. No encontro, a universidade federal (UFBA - Taiane Rodrigues e Marcelo Leal), Juan Torres (Escola de Dados), Pablo Vieira (IFBA e Juntos por Salvador), Iracema Marques (Somos-ser.org), Tiago Bastos (advogado).

Também temos um grupo bem atuante no Raul Hacker Club em Raspagem/Mineração de Dados. Telegram: Contact @raspagemRaulHC

http://raulhc.cc/Agenda.2017-09-02-LaboratorioDeDadosParaCidadania

Estamos abertos a participação e colaboração de todos. Sendo de Salvador, basta enviar uma mensagem para nós nos Grupos ou por e-mail: lucianoqa@gmail.com

Temos planejado realizar eventos, e postaremos os projetos e as novidades por aqui no Discuss da OKBr.

4 Likes

Olá Luciano, boas noticias :slight_smile:

Gostaria de acompanhar o que anda acontecendo por aí, então sugiro um newsletter mensal, aqui pelo Discuss mesmo. Vou ver se conseguimos agitar esse tipo de atividade local, e quem sabe publicar algo mensalmente com as novidades dos estados, ou até mesmo um diário de eventos. Acho que isso seria muito útil para a comunidade.

Olá @Luciano_Q_Ataide, foi muito bom conhecer de perto esse despertar de Salvador para os dados abertos!

Quanto ao seu item 1, a realização do levantamento para o Índice de Dados Abertos/Cidades/Salvador está de pé o apoio online no que for preciso para a capacitação da equipe. Como sugerido antes, podem começar pelo 2016, para se familiarizar com as ferramentas e metodologia, mesmo que não consigam realizar por completo.

Quanto ao item 2, o mais delicado é se a OKBR pode participar de convênios e coisas similares com o governo em Salvador… Estou passando um e-mail para interagirmos mais diretamente com o pessoal da diretoria.

PS: boa ideia a newsletter, pode ir acrescentando avisos de novidades por aqui mesmo, respondendo ao tópico que você criou.

1 Like