Levantamento de portais de transparência e dados abertos no Brasil

frictionless-data
dataportals
dados-abertos
portais-de-dados
#1

Olá.

Estão disponíveis dois repositórios relacionados a transparência e dados abertos:

O primeiro foi baseado originalmente na pesquisa de doutorado de Rodrigo Klein em 2017, mas atualizado, contendo os links para os portais de transparência e de dados abertos de todos os estados e dos municípios brasileiros com mais de 300 mil habitantes, segundo o censo de 2010 do IBGE. Os links foram atualizados e pretende-se continuar atualizando caso venham a mudar no futuro.

O objetivo é colaborar no monitoramento da transparência da administração pública de estados e municípios

O segundo ajuda na localização de portais e programas específicos para dados abertos, e não apenas de transparência, nas unidades federativas brasileiras e municípios. Há também a informação de quais deles usam o software livre CKAN, o que ajuda na possibilidade de coletar os metadados automaticamente, uma vez que ele disponibiliza uma API em cada portal que o utiliza.

As informações desse repositório também alimentam o conteúdo da página “outras iniciativas” no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

Os dados estão condicionados segundo o padrão Tabular Data Package do programa Frictionless Data da Open Knowledge (tem até um fórum aqui sobre isso). Isso significa que os metadados, tais como os tipos e descrições das colunas de cada tabela, acompanham os dados. Também está disponível uma ampla gama de ferramentas para se trabalhar com Data Packages.

Caso você conheça algum portal de dados abertos ou de transparência que não esteja lá ou que mudou de URL, sinta-se à vontade para fazer um pull request no Github.

#2

@andreiwid, vi que a sua pesquisa analisou 561 municípios. Você teria em planilha os endereços de portais de transparência ou de dados abertos desses municípios? Acha que poderia compartilhar para enriquecer este levantamento?

1 Like