Levantamento de portais de transparência e dados abertos no Brasil

Olá.

Estão disponíveis dois repositórios relacionados a transparência e dados abertos:

O primeiro foi baseado originalmente na pesquisa de doutorado de Rodrigo Klein em 2017, mas atualizado, contendo os links para os portais de transparência e de dados abertos de todos os estados e dos municípios brasileiros com mais de 300 mil habitantes, segundo o censo de 2010 do IBGE. Os links foram atualizados e pretende-se continuar atualizando caso venham a mudar no futuro.

O objetivo é colaborar no monitoramento da transparência da administração pública de estados e municípios

O segundo ajuda na localização de portais e programas específicos para dados abertos, e não apenas de transparência, nas unidades federativas brasileiras e municípios. Há também a informação de quais deles usam o software livre CKAN, o que ajuda na possibilidade de coletar os metadados automaticamente, uma vez que ele disponibiliza uma API em cada portal que o utiliza.

As informações desse repositório também alimentam o conteúdo da página “outras iniciativas” no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

Os dados estão condicionados segundo o padrão Tabular Data Package do programa Frictionless Data da Open Knowledge (tem até um fórum aqui sobre isso). Isso significa que os metadados, tais como os tipos e descrições das colunas de cada tabela, acompanham os dados. Também está disponível uma ampla gama de ferramentas para se trabalhar com Data Packages.

Caso você conheça algum portal de dados abertos ou de transparência que não esteja lá ou que mudou de URL, sinta-se à vontade para fazer um pull request no Github.

1 Like

@andreiwid, vi que a sua pesquisa analisou 561 municípios. Você teria em planilha os endereços de portais de transparência ou de dados abertos desses municípios? Acha que poderia compartilhar para enriquecer este levantamento?

1 Like

Olá, é minha primeira vez aqui na OkBr.
Queria saber se já existe algum projeto ou banco de dados reunindo os dados de todos os portais de transparência (federal, estaduais e municipais), e caso não exista, se há interesse em se criar um (acredito que há análises interessantes que poderiam ser feitas).
Minha empresa tem interesse em usar estes dados, e estaria interessada em financiar a criação de uma iniciativa do tipo ou apoiar uma já existente.

2 Likes

Olá,
Talvez o http://colaboradados.com.br/ possa te ajudar.

1 Like

Olá, @leohmarruda. Não sei se você viu, mas na postagem original, acima, tem um link para um repositório que eu criei no Github que tem dados sobre portais da transparência no Brasil em todas as eferas e poderes.

Há também o Colaboradados, mencionado pelo @fredericopranto. Eles aceitam contribuições financeiras pelo Apoia.se, e eu também contribuo com esse projeto.

1 Like

Obrigado @herrmann e @fredericopranto, os links são ótimos! Mas pelo que entendi estes projetos apenas listam os sites das bases, a ideia seria de fato ter todos os dados de transparência num mesmo servidor e disponibilizar de forma fácil o download, consultas via api, e talvez algumas ferramentas de busca e dashboards via web, atualizando as bases periodicamente.

2 Likes

Neste caso, vc está falando do próprio Portal Brasileiro de Dados Abertos (
http://www.dados.gov.br/). No entanto, são poucas as bases das esferas estaduais e federais. Imagino que ainda não temos dispositivo legal que obrigue estados e municípios a implantar uma política de dados abertos onde os dados devam ser integrados no portal nacional. Mas não há melhor pessoa para falar disso do que o @herrmann :stuck_out_tongue:

1 Like

Existem alguns projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que pretendem estabelecer obrigações referentes à abertura de dados para estados e municípios. Por enquanto, o que há são apenas iniciativas isoladas mesmo, a depender do quanto o governo de cada estado ou a prefeitura de cada município se sensibilizam com a causa.

Já os portais da transparência advêm de uma obrigação dada pela Lei Complementar 131. Então existem muito mais portais de transparência do que de dados abertos. No entanto, os portais de transparência muitas vezes não se preocupam em fornecer downloads ou facilitar o uso dos dados, obrigando quem quiser usá-los a recorrer a raspagem, limpeza e interpretação de dados não ou mal documentados.

Teoricamente seria possível raspar os dados de todos os portais da transparência, mas para isso seria necessário investir uma quantia absurda de dinheiro, que talvez fosse melhor aproveitada se investindo na abertura dos dados desses órgãos.

Por fim, se você tem interesse em usar uma API que forneça dados trabalhados por um trabalho de limpeza e de uso mais fácil que a fonte primária, sugiro dar uma olhada no projeto Brasil.io. Por enquanto ele ainda não trabalha com dados de governos locais, mas já que você se dispõe a investir em um projeto, sugiro conversar com o Turicas, que coordena o projeto, pois talvez seja possível chegar a algo que te atenda.

3 Likes

Muito obrigado pessoal, caso decidamos por executar o projeto, vcs teriam interesse em participar? Há outras pessoas que indicariam?

2 Likes

O trabalho do Brasil.io é excepcional. Acredito que seja importante fomentar este tipo de iniciativa nas cidades e estados. Desta forma, não teremos de esperar a vontade política de um determinado órgão governamental no processo de abertura e podemos utilizar a força de trabalho local para usar a raspagem os dados de todos os portais da transparência, como comentou o @herrmann . Não sei exatamente qual é a plataforma de catálogo de dados utilizada no Brasil.io, mas imagino que a vantagem de usar o CKAN seria tornar possível o que o @leohmarruda visualiza: um portal único com os dados dos postais de transparência de todas as esferas.

A ideia de criar um RN.io surgiu a um bom tempo, mas ainda não foi colocado em prática, mas acredito que depois do evento o Open Data Day, seja possível voltar às discussões em grupo.

3 Likes

Oi, pessoal! Fiquei bastante feliz com as citações ao Brasil IO - obrigado :slight_smile:

@leohmarruda, como já comentaram: o objetivo do Brasil IO é fornecer dados abertos de maneira mais acessível (seja via interface Web ou API). O projeto é feito de maneira colaborativa (tanto a nível de trabalho, quanto a nível de doações para mantermos a infraestrutura) e temos diversos datasets relevantes (como dados cadastrais das empresas, sócios, candidaturas às eleições etc.).
Apesar de termos dados que dizem respeito às esferas estaduais e municipais (é possível filtrar a UF ou município da candidatura no dataset de eleições, por exemplo), esses dados provém, em geral, de órgãos federais. Nós temos bastante interesse em adicionar datasets de outras esferas. Vamos conversar melhor? Me manda um email no turicas arroba brasil ponto io

2 Likes