Lista de discussão na prefeitura de SP


#1

Olá,

Eu tenho conversado com a Fernanda Campagnucci (Secretaria de Educação do Município de São Paulo), Caroline Burle (NIC.br e W3C) sobre a necessidade de facilitar o diálogo entre pessoas interessadas no governo em fomentar e desenvolver políticas e práticas de dados abertos.

O problema é o seguinte: o avanço em dados abertos se dá por meio do esforço de indivíduos extraordinários dentro da administração pública, e não existe um compartilhamento de informações oficial entre estes indivíduos. Eles se sentem muitas vezes isolados e sem noção de que outras estórias de sucesso existem. Seria de muita valia criar um canal onde eles possam conversar, trocar experiências e informações.

Estes agentes do governo não podem organizar isso eles mesmos, por que isso seria visto com maus olhos pela administração, que muitas vezes tem uma hierarquia rígida. Seria visto como “passar por cima do chefe”.

A idéia então é criar algo simples: um canal no WhatsApp ou Telegram, onde as pessoas possam conversar. A Caroline Burle sugeriu que isso seja algo com o apoio oficial da Rede Transparência e Participação Social (a qual a Open Knowledge faz parte se não me engano). Nós seriamos os moderadores e administradores desse canal, convidando pessoas e promovendo a comunicação.

O que acham?


#2

Eu acho bem legal a ideia. Como avançamos?


#3

Creio que vale a pena ver se conseguimos apoio oficial da RTPS, e para isso precisariamos que voce ou a Natalia articulassem junto com a Caroline.

Quanto aos detalhes técnicos, apenas uma lista no Telegram é suficiente. Eu sugiro que a gente tenha o apoio de brand da RTPS, mas que a Open Knowledge fará a administração (por meio de voluntarios, i.e., eu).


#4

É claro que, se vocês me derem autoridade, posso conversar com todo mundo diretamente.


#5

@JaTvoiRabotnik claro, pode tocar. Se quiser, pode me copiar nas comunicações para reforçar. Abraços!


#6

@arielkogan, ok obrigado. Vou esperar minha situação de membro efetivo se normalizar e então começo o trabalho. Me diz quando estiver tudo OK com o @everton137.

Abraços!