Módulo 4: Abrindo dados

Olá,

Neste tópico, é possível compartilhar discussões públicas e dúvidas sobre os conteúdos e temas abordados no quarto módulo do curso Publicadores de Dados.

Para enviar dúvidas ou temas para debates, basta responder a este tópico. Se tiver dúvidas que não queiram postar publicamente, podem usar o nosso chat. As instruções para entrar na sala estão na plataforma do curso.

1 Like

Olá pessoal,

Alguém que já esteja mais “maduro” com o CKAN sabe me dizer o motivo de receber um erro 500 (Internal Server Error) após tentar habilitar um plugin? Estou tentando instalar o web page view e a extensão do googleanalytics, mas sempre que coloco no ckan.plugins acaba retornando 500…

1 Like

Oi @RobsonJunqueira ,

Você deve ter recebido uma mensagem de erro nos logs do CKAN. Você pode copiar e colar essas mensagens? E outra: qual a versão do CKAN e dos plugins que você está usando?

1 Like

Boa tarde Vitor,

Essa é parte do log de erros do Apache:
File "/home/cge_admin/ckan/lib/default/src/ckan/ckanext/src/ckanext-googleanalytics/ckanext/googleanalytics/plugin/init.py
from builtins import str, range
ImportError: No module named builtins
mod_wsgi (pid=47718): Target WSGI script ‘/etc/ckan/default/apache.wsgi’ cannot be loaded as Python module.
mod_wsgi (pid=47718): Exception occurred processing WSGI script ‘/etc/ckan/default/apache.wsgi’.

Será que é alguma permissão que não está ok para acessos do mod_wsgi?

O CKAN está na versão 2.8.5 e a extensão peguei do Github (/ckan/ckanext-googleanalytics).
Qualquer extensão que tente adicionar pela linha ckan.plugins no production.ini dá esse erro, até mesmo as que já estão contidas o CKAN, como webpage_view.

Oi @RobsonJunqueira, você conseguiu resolver? Tem um grupo do CKAN no Telegram bem ativo onde você talvez possa conseguir algum apoio também.

A mensagem

ImportError: No module named builtins

indica que a versão do Python que você está usando é mais antiga que a exigida pela extensão que você está tentando utilizar. Isso porque o módulo builtins passou a fazer parte da biblioteca padrão do Python a partir de determinada versão (não consegui descobrir em uma busca rápida qual a versão exata).

Se você ainda está usando o CKAN com Python 2, sugiro que atualize para o Python 3, pois o Python 2 deixou de ser suportado em 1º de janeiro de 2020.