O que temos feito por mais dados abertos do coronavírus no Brasil

Prezados/as colaboradores/as de nossa Rede pelo Conhecimento Livre no Brasil,

Nos últimos dias, temos trabalhado intensamente para incidir sobre a qualidade e a disponibilidade de dados sobre a pandemia de coronavírus (Covid-19) no país.

Na última sexta-feira (3/4) lançamos um estudo detalhado sobre a situação de cada estado brasileiro, além do governo federal. A avaliação será refeita semanalmente. Todas as informações podem ser encontradas neste site:

https://transparenciacovid19.ok.org.br/

Além de uma repercussão bastante ampla na imprensa nacional e local, também já soubemos de promotores que vão usar o levantamento para questionar a abertura de dados em seus respectivos estados.

Estamos trabalhando em conjunto com a Defensoria Pública da União para demandar a abertura de dados no nível federal. A DPU expediu ao governo federal recomendações de transparência que ajudamos a produzir.

Uma nova frente de trabalho que devemos iniciar com parceiros é o monitoramento de compras públicas emergenciais. Devido à situação de calamidade pública, as regras de licitação são flexibilizadas. Vamos atualizando a situação por aqui.

E vocês, têm visto outras iniciativas que vale acompanharmos? Outras ideias de como nossa rede pode se envolver nesse processo?

Um abraço e espero que estejam bem e seguros!

4 Likes

Olá, @Fernanda_Campagnucci!

Parabéns pelo levantamento! :clap::clap::clap: É muito importante cobrar isso dos Estados neste momento. Esses dados são fundamentais no combate à pandemia.

Sim! Estamos reunindo links apontando para dados, visualizações e outros recursos úteis no fórum dadosabertos.social:

Além disso, a plataforma Brasil.io, por meio do @turicas e dezenas de voluntários, dentre os quais eu me incluo, vem reunindo diariamente, em um único conjunto de dados, os dados divulgados nos boletins das Secretarias Estaduas de Saúde. O conjunto de dados está disponível por meio de download de CSV, por uma API ou por consulta pelo navegador. Tem também várias visualizações disponíveis.

Algo que acho que vocês poderiam nos ajudar agora seria na definição dos esquemas de dados que deveríamos sugerir às Secretarias de Estado de Saúde que usassem.

Li a nota metodológica do levantamento de transparẽncia da Covid-19 que vocês disponibilizaram, mas senti falta de uma informação importante ali: o número de casos recuperados. Isso já tem sido notícia que gerou discussão no fórum. Não seria importante incluir esse número no levantamento de transparência da Covid-19? Há alguma previsão de revisar a metodologia? Como essa metodologia foi construída? Achei apenas essa informação:

o Índice de Transparência da Covid-19 foi construído como um instrumento baseado em um conjunto de dados que já estão sendo coletados e processados pelas administrações públicas, conforme orientações das autoridades de saúde e órgãos internacionais.

Sem, porém, mencionar quais são as fontes específicas que foram utilizadas. Algumas das fontes de dados mais utilizadas, a da Johns Hopkins University, por exemplo, já estão trabalhando com o número de recuperados da Covid-19. Por isso reforço a necessidade de incluir esse dado no levantamento.

1 Like

Boa tarde, pessoal! Eu criei uma plataforma de monitoramento para gerar visualizações e consolidar informações a partir de dados das prefeituras de duas cidades. Enfim, isso começou a incomodar, pq identificava a deflexão da curva de contaminados após a reabertura das atividades. Por fim, identifiquei que uma prefeitura não inclui no seu boletim diario os resultados de laboratorios particulares. Por orientação de um amigo advogado, atuante na área de direitos humanos na OAB, decidi derrubar a plataforma. Estava utilizando os dados para calcular o Rt, um claculo estatistico que ajudaria a guiar as ações, acusando inclusive que as decisões tomadas ate agora estão erradas… Gostaria de ter o suporte da OKFN para pensar em reativar essa plataforma, que pensei como um bem publico, mas não me sinto seguro para agir sozinho…

@herrmann @Fernanda_Campagnucci gostaria da resposta de um algum membro da organização. Obrigado

Olá, @fpgdesa! Seja bem-vindo ao Fórum!

Nós estamos trabalhando com avaliação sobre a disponibilidade de dados dos estados – e, daqui a duas semanas, passaremos a avaliar também as capitais – mas não estamos trabalhando com os dados em si, de nenhum estado ou cidade específica (isso tem ficado mais a cargo da imprensa e de projetos de alguns Observatórios regionais, ou mesmo do Brasil.io).

Você pode nos escrever por e-mail (porque imagino que não queira expor os detalhes das cidades aqui) para entendermos se há alguma outra forma de apoiar?

Abraços,
Fernanda

Obrigada, Augusto!

Eu pessoalmente acho o dado de “recuperados” muito controverso, especialmente se a metodologia de cálculo não for bem definida; a própria JHU usa estimativas, e os governos têm usado como propaganda sem necessariamente explicar o cálculo.

Mas como faz parte do debate, o indicador será incluído na Metodologia 2.0, como um item de acompanhamento da “Evolução”.

2 Likes

Concordo, Fernanda. Também é um problema se estados diferentes usarem metodologias diferentes – nesse caso, os números agregados nem mesmo farão sentido. Nesse ponto, acho que um levantamento como esse índice pode contribuir para estabelecer uma metodologia de cálculo padrão a ser adotada pelos estados.

Falando na Metodologia 2.0, não ia sair hoje?

Oi, Fernanda. Obrigado pela resposta. Já contatei a okf por e-mail! O endereço da plataforma é www.monitorcovid.site

Abraços

1 Like

Sim, tá no ar!

Ah, entendi. Agora é só a metodologia. A nova avaliação vem só na semana que vem.

@Fernanda_Campagnucci, os dados da avaliação segundo a nova avaliação vão sair hoje mesmo?

Vão sim, Augusto, só peço um pouquinho de paciência pois estamos trabalhando nisso ainda… Cada uma das duas pessoas trabalhando nisso coleta e checa 728 itens, e como é a primeira avaliação, estamos fazendo dupla checagem para consolidar e garantir que esteja tudo correto. Nas próximas já ajustamos o ritmo para sair mais cedo na quinta-feira!

2 Likes

Parabéns pelas novas atualizações do índice dos estados e das capitais! :clap::clap::clap:

Agora o dia de atualização não será mais às quintas-feiras?