OKBr, quem somos nós?

Somos um conjunto de pessoas… O Estatuto da Open Knowledge Brasil (OKBr) descreve uma estrutura hierárquica simples: um conjunto de Associados que se divide em Colaboradores e Efetivos.


      (detalhes)

Uma figurinha com bolas ou retângulos simbolizando conjuntos de pessoas, é algo intuitivo e rápido de entender. Ao mesmo tempo será bastante preciso, sempre que o ilustrador seguir as recomendações de design de um diagrama de Euler.

Você acha que um diagrama de conjuntos representa bem a estrutura da OKBr?

Hoje portanto, se quisermos ilustrar com bolinhas os conjuntos de pessoas que formam a OKBr, teríamos uma estrutura simples de 3 conjuntos relacionados: Associados (o todo com 31 pessoas), Efetivos (subconjunto do todo com 29) e Colaboradores (subconjunto do todo com 2 pessoas e sem interseção com os Efetivos)…

Esse tipo de ilustração é a melhor forma de expressar, com precisão e simplicidade, a estrutura comunitária da organização. Você concorda?

  • Sim, concordo, uma boa forma.
  • Não concordo.

0 voters

Você acha que falta algo como a comunidade de usuários?

Bom, o diagrama acima representa com rigor o que está escrito no Estatuto… Mas a OKBr está planejando articular melhor os espaços de discussão, colaboração e diálogo que mantém para interagir com a sua comunidade…

Neste sentido o “grande público” também precisa se ver no diagrama, precisa de uma bolinha onde ele mesmo se encontre. O voluntário, como pessoa participante, mesmo que sem vínculos formais com a Associação OKBr, requerer o reconhecimento formal de sua existência. Esse público já se encontra registrado como usuário em ferramentas online da OKBr:


      (detalhes)

onde foram ilustrados apenas os seguintes “espaços OKBr”:

Podemos designar esse conjunto todo de Usuários — pessoas que tem login e se manifestam pelo menos uma vez por ano.

O que você acha, os Usuários precisam ser lembrados na estrutura organizacional da OKBr?

  • Sim, concordo, os Usuários participam da vida da OKBr.
  • Não concordo.

0 voters

Como os usuários deveriam ser lembrados?

Qual seria a relação entre a comunidade de Usuários esboçada acima, e a comunidade dos Associados? Não é muito clara nem prevista no Estatuto. No futuro ela poderá ser melhor formalizada num Regimento Interno… Por hora, se você votou que “concorda” com o entendimento de que a comunidade de usuários é relevante, pode então definir melhor como vê a relação entre esses dois conjuntos de pessoas:

  • as pessoas que estão em Associados precisam necessariamente fazer parte de Usuários?

          (detalhes)

  • se não for uma obrigação, como garantir uma certa interseção entre os conjuntos? Precisa haver compromisso estrutural entre eles?

          (detalhes)

Enfim, o que você acha?

  • Precisa obrigar que todo Associado seja também Usuário, de pelo menos um “espaço OKBr”.
  • Precisa obrigar que apenas alguns tipos de Associados sejam também Usuários.
  • Não precisa obrigar, os canais privados de participação suprem o envolvimento do associado.
  • Votei contra essa noção de Usuários.

0 voters

Sarve Peter,

Eu tinha lido isso qdo vc postou, mas fiquei com umas dúvidas e acabei não voltando pra comentar.

Em suma eu acho a segunda enquete mal formulada.

Penso que o importante para os associados é estar a par e participar - mesmo que passivamente - da vida da associação. Isso equivaleria à opção 1, mas a formulação me incomoda um pouco, pela noção de “obrigar”, pois não acho que devemos desassociar quem não dá as caras.

Mas concordo que uma vez que se estabeleça os espaços de vida associativa (DiscussOKBr, reuniões, Github, assembleias etc), se alguém - associado ou não - quer fazer sua palavra contar, deve utilisar estes espaços. Para os associados isso também significa “ter voto” no sentido da discussão sobre democracia líquida.

Abs

Oi Abdo (@solstag), obrigado pelo feedback (!). Bom, ~2 meses não é tão tarde pois não faz nem 1 semana que foi oficialmente lançado aqui o DiscussOKBr
… mas não ficaram claras para mim as suas objeções. Tenho consciência que o post da enquete ficou muito longo (!) e com isso pode estar misturando assuntos.

Que tal se eu quebrar em duas enquetes/discussões? A primeira seria bem simples e objetiva, relativa somente à primeira figura, “Você acha que um diagrama de conjuntos representa bem a estrutura da OKBr expressa pelo Estatuto corrente?”

Que acha? Aí edito e coloco um link para o novo post, mais enxuto … E por aqui apenas terminamos de avaliar como fazer uma enquete melhor.

Não acho que o problema é o tamanho do post. Acho que você tá olhando essa relação entre associados e usuários de um ponto de vista que não ajuda muito, que é esse de “precisa obrigar”. Também acho o termo “usuário” muito ruim, prefiro muito mais um termo como “membro”.

É melhor, ao invés disso, distinguir no grupo de “associados” aqueles que participam de alguma forma (são “membros”) e aqueles que só querem apoiar a associação (não são “membros”).

Colocado isso, e traduzindo minha opinião nesses termos, eu penso que quem deve ter direitos nos mecanismos de democracia interna são os membros, associados ou não, sendo que os membros associados teriam voto. Nas assembleias, por outro lado, tem direitos os associados, membros ou não.

Abs