Open Cinema! Sessões de cinema ao ar livre sobre cultura livre

Há poucas semanas descobri o Mirante 9 de Julho, num dia em que estava tendo a sessão de algum filme, patrocinado pela empresa Jameson. No dia tive uma ideia de fazermos sessões abertas de filmes relacionados à Cultura Livre ou qualquer outro assunto que esteja alinhado à missão da Open Knowledge. Pensei até em falar com o Ariel, que tem seu (ótimo) vinho Los Mendozitos nesse espaço, para ver se consegue nos colocar em contato com os responsáveis para utilizarmos esse espaço pelo menos uma vez por mês promover debates em torno dos vários assuntos em torno de uma cultura livre e sessões abertas de cinema.

Também esses dias, descobri no facebook que sexta-feira da semana que vem o pessoal do Garoa e Partido Pirata de São Paulo vão organizar uma sessão aberta do Steal this Film II, no Largo da Batata. Excelente iniciativa.

Eu gostaria de propor organizarmos pelo menos uma sessão mensal de filmes relacionados à cultura livre. Dependendo do horário e dias, poderíamos propor uma discussão sobre o filme e até mesmo, quem sabe, melhorar verbetes da Wikipédia relacionado aos assuntos discutidos.

Isso até me lembra de um projeto que tive ideia quando comecei trabalhar para a Wikimedia Foundation há alguns anos, Cinema na Wikipédia e Wikipédia no Cinema!, onde a ideia era termos barraquinhas na saída de cinemas de rua, onde após o filme convidaríamos as pessoas para editarem, com auxílio de wikipedistas experientes e material didático e tudo, verbetes relacionados ao filme que acabaram de ver. Poderíamos fazer isso também, no Mirante 9 de Julho seria bem fácil (na época eu cheguei até a falar com o pessoal do Espaço Itaú da Rua Augusta).

Alguém aqui topa ajudar nesse projeto? Se alguém quiser ajudar, responda aqui nesse tópico ou mande um e-mail para mim em tom ARROBA ok.org.br.

Ah, sugestões de filmes? Pensei em dois já, O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz e TPB AFK: The Pirate Bay Away from Keyboard.

Claro que o ideal seria ter iniciativas semelhantes não só na cidade de São Paulo. :slight_smile:

Ola, Everton,

Excelente iniciativa. Vou compartilhar algumas informações e dicas de filmes. Primeiro, vale recordar o projeto cine tela, da Lais Bodansky (http://www.telabr.com.br/cine-tela-brasil), com proposta semelhante.

Quanto aos filmes e documentários, acrescento o everything is a remix (https://youtu.be/SAfCvMNgLjg), o TED Talks do Lessig (https://www.youtube.com/watch?v=7Q25-S7jzgs) e o InProprietário , que voces devem conhecer (https://www.youtube.com/watch?v=7Yy0tFOKfQg)

De memória é isso aí.

abs

Eduardo Ariente

1 Like