Open Data Index - Brasil 2017 Cities FAQ

odibrasil
cities
local
faq

Prezada Camila,
O Caged não qualifica como banco de dados para taxa de desemprego, pela própria definição da taxa, que leva em conta as pessoas em idade ativa que procuraram emprego e não encontraram.
Algumas cidades tem taxa de desemprego calculada pelo IBGE na PNAD contínua, não sei se é o caso da sua. Em outros casos, há provisão desses dados em nível local.
Caso não encontre, deixa esta opção não selecionada na questão B3.
Abs,
Wagner

Prezada Géssica,
De fato o dado agregado não qualifica para avaliação, neste caso.
Tente procurar pela inscrição municipal (para pagamento de ISS) das empresas ou portal sobre emissão de notas fiscais, que é o caso de algumas cidades.
Se não encontrar nada nesse sentido, é porque não há provisão local desses dados.
Abs,
Wagner

Prezadas e prezados,
minha maior dificuldade ainda é identificar a licença aberta ou domínio público nas plataformas (B.7). Conforme fui respondendo os diferentes eixos, percebi que nem sempre atribui a resposta correta a essa questão. Imagino que o processo de revisão vai sanar isso, certo?
Grata!
Laura

Oi Laura,
Sim, o processo de revisão checará esses pontos.
De todo modo, deixo aqui a recomendação de um post do Augusto Herrmann sobre o assunto, que é bastante elucidativo:

Abs,
Wagner

O mapa das ciclovias está em JPG. Sei que não é um formato que seja processável por máquina, mas está lá. Não devo considerar como dado aberto, certo ? só queria me certificar

Olá,

para a pergunta B2: “Are the data available online without the need to register or request access to the data?”

sim, existem alguns dados que estão disponíveis, mas somente alguns e para alguns modais. O que devo responder aqui ? Sim ou não ? Se responder não, perco a opção, na pergunta seguinte, de indicar os sites onde realizei a pesquisa.

Oi Pablo.
Isso, .jpg não é considerado formato aberto.
Abs,
Wagner

Oi Pablo,
Responda que sim e mais à frente, quando tiver que avaliar a completude do dado (ex: B3) vc terá condição de discriminar.
Abs,
Wagner

Olá a todas e todos,
na aba “Locations” ou “Localizações”, após extensa busca, não consegui achar rastro desses dados em Brasília e observei que os colegas de Salvador encontraram a mesma dificuldade.
Encontrei pistas nesse iniciativa: http://cepaberto.com/, que informa não haver disponibilidade desses dados no Brasil. Alguém confirma se procede?

Oi Laura,
Excelente observação.
Existem dados de logradouros abertos no Brasil em dimensão municipal. Veja o caso do Rio no ano passado: http://br-cities.survey.okfn.org/entry/rj/postcodes/
O que acontece é que a base não é completa pq não tem CEPs (zipcodes), mas tem coordenadas e logradouros.
Veja se não é o caso da sua cidade ter uma base semelhante.
Abs!
Wagner

Como mencionei no tópico referente a localização da avaliação nacional, os dados do CEP hoje são de acesso restrito pelos Correios, mas existe uma base de dados de logradouros em todo o país, fornecida pelo IBGE. Entretanto, essa base não possui os códigos postais.

Não é possível editar depois que envia, não?

Ana Julia,
Infelizmente não. Por isso recomendei na capacitação que fizessem em doc separado pra não perder o histórico antes de subir.
Se vc precisar refazer algum, me avisa q eu cancelo a submissão aqui pra q vc possa subir de novo!
Abs,
Wagner

Não não. Está tudo ok. Eu fiz em doc separado. Não lembrava só se era para evitar que perdesse o envio (não é possível salvar em etapas) ou se era porque não podia ser editado. Está respondido!

Prezados,

assim que entregamos os resultados, no final do mês passado, Brasília lançou um portal de dados abertos: http://dados.df.gov.br/
Participei da reunião do Conselho de Transparência e temos uma reunião marcada para conhecer melhor o portal e verificar quais informações já subiram para ele.
Nesse sentido, no processo de revisão, posso tentar contribuir com novas informações, que tornem o ODI de Brasília atualizado com as novidades. Me orientem, por favor, a melhor forma de fazê-lo. Grata e um ótimo 2018 a todos!

Prezada Laura,

Vamos considerar isso no processo de revisão. Em alguns dias entramos em contato para ver eventuais ajustes!

Abs,
Wagner