Este tópico será utilizado para consolidar questões já respondidas a respeito do Índice de Dados Abertos para cidades cujo levantamento será realizado para 12 cidades em 2017. É uma iniciativa da Open Knowledge Brasil e da FGV/DAPP
É esperado um número mínimo de pessoas envolvidas no mapeamento? Se sim, quantas?
o Não há número mínimo. É totalmente factível fazer com uma equipe pequena mesmo que essas pessoas não estejam full-time nisso. Por exemplo, no levantamento piloto de 2016 feito em São Paulo e Rio de Janeiro, foram 4 pessoas envolvidas ao longo de 3 meses, mas que não estavam full-time nisso.
É esperado que todas as pessoas envolvidas estejam neste momento na cidade mapeada?
o Não é necessário que elas estejam na cidade, tudo pode ser feito pela internet ou telefone. A única restrição é que os levantadores não pode ser os próprios provedores de informação pública.
Como a Open Knowledge Brasil e a FGV/DAPP auxiliarão no processo?
o Capacitação, participação nos fóruns para tirar dúvidas e, depois do levantamento pronto, no processo de revisão. Estaremos disponíveis no fórum de discussão para sanar dúvidas, junto com a comunidade Open Knowledge.
Após o estudo realizado, esperam-se outras atividades? Quais?
o Será realizado um evento de divulgação dos resultados. Mais à frente teremos mais detalhes sobre isso.
O mapeamento exige algum conhecimento técnico específico que não está previsto na capacitação? Se sim, qual?
o É desejável que conheça sobre bases de dados (formatos, licenças). Dúvidas podem ser sanadas no fórum de discussão. O principal é que as pessoas devem estar dispostas, seguir as instruções da metodologia e fazer buscas na internet, ligações, etc
Que outras atribuições a equipe de levantamento deve se responsabilizar?
o As atribuições são apenas relacionadas ao levantamento. Após essa fase pronta, pode haver diálogo com a nossa equipe para revisão e fornecimento de informações para confecção do relatório. Mas não se preocupem com elaboração de texto, figuras, etc.