Open Data Index - Brasil 2017 Cities FAQ

Este tópico será utilizado para consolidar questões já respondidas a respeito do Índice de Dados Abertos para cidades cujo levantamento será realizado para 12 cidades em 2017. É uma iniciativa da Open Knowledge Brasil e da FGV/DAPP

É esperado um número mínimo de pessoas envolvidas no mapeamento? Se sim, quantas?
o Não há número mínimo. É totalmente factível fazer com uma equipe pequena mesmo que essas pessoas não estejam full-time nisso. Por exemplo, no levantamento piloto de 2016 feito em São Paulo e Rio de Janeiro, foram 4 pessoas envolvidas ao longo de 3 meses, mas que não estavam full-time nisso.

É esperado que todas as pessoas envolvidas estejam neste momento na cidade mapeada?
o Não é necessário que elas estejam na cidade, tudo pode ser feito pela internet ou telefone. A única restrição é que os levantadores não pode ser os próprios provedores de informação pública.

Como a Open Knowledge Brasil e a FGV/DAPP auxiliarão no processo?
o Capacitação, participação nos fóruns para tirar dúvidas e, depois do levantamento pronto, no processo de revisão. Estaremos disponíveis no fórum de discussão para sanar dúvidas, junto com a comunidade Open Knowledge.

Após o estudo realizado, esperam-se outras atividades? Quais?
o Será realizado um evento de divulgação dos resultados. Mais à frente teremos mais detalhes sobre isso.

O mapeamento exige algum conhecimento técnico específico que não está previsto na capacitação? Se sim, qual?
o É desejável que conheça sobre bases de dados (formatos, licenças). Dúvidas podem ser sanadas no fórum de discussão. O principal é que as pessoas devem estar dispostas, seguir as instruções da metodologia e fazer buscas na internet, ligações, etc

Que outras atribuições a equipe de levantamento deve se responsabilizar?
o As atribuições são apenas relacionadas ao levantamento. Após essa fase pronta, pode haver diálogo com a nossa equipe para revisão e fornecimento de informações para confecção do relatório. Mas não se preocupem com elaboração de texto, figuras, etc.

2 Likes

Olá pessoal, estou participando de uma pesquisa de avaliação de abertura de bases de dados ambientais e estou com uma dúvida em relação a como avaliar arquivos em formato .pdf.

O pdf é considerado um formato não proprietário? Como ele é ao mesmo tempo gratuito e privado, queríamos a opinião de vocês.

Olá Renato,

Segundo a classificação 5 estrelas de dados abertos, um arquivo PDF, se disponibilizado sob licença aberta, é considerado um dado aberto. Neste caso na classificação de dados abertos seria 1 estrela.

Segue abaixo a classificação 5 estrelas de dados abertos:

1 Estrela: Disponível na Internet (em qualquer formato; por exemplo, PDF), desde que com licença aberta, para que seja considerado Dado Aberto;
2 Estralas: Disponível na Internet, de maneira estruturada (em um arquivo Excel com Extensão XLS);
3 Estrelas: Disponível na Internet, de maneira estruturada e em um formato não proprietário (CSV em vez de Excel)
4 Estrelas: Seguindo todas as regras anteriores, mas dentro dos padrões estabelecidos pelo W3C (RDF e SPARQL): usar URLpara identificar coisas e propriedades, de forma que as pessoas possam direcionarpara suas publicações.
5 Estrelas Todas as regras anteriores, mais: conectar seus dados a outros, de forma a fornecer um contexto.

Mais informações: https://br.okfn.org/2013/01/17/maturidade-em-dados-abertos-entenda-as-5-estrelas/

Referencia
ISOTANI, S.; BITTENCOURT, I.I. (2015). Dados Abertos Conectados. São Paulo: Novatec.

Abraços

Olá Pessoal,

Uma dúvida sobre a origem dos dados. Devemos considerar apenas os dados disponibilizados pelo governo municipal? Ou podemos usar dados disponibilizadas pelo IBGE por exemplo, ou dados disponibilizados pelo governo estadual, etc?

Caro Lucas,
Essa é uma ótima pergunta.
No caso, estamos avaliando a questão dos dados abertos em âmbito municipal, não estamos avaliando a prefeitura. Então, na comparação das bases de dados usadas para avaliar uma determinada dimensão, deve-se considerar o caso em que os dados são produzidos e divulgados por entidades federais ou estaduais. Se houver sobreposição, considerar a base de dados mais completa, conforme falamos na capacitação.
Abs!
Wagner

Wagner, as dimensões orçamento público, gasto público e compras públicas se referem apenas ao Executivo municipal? Ou o mapeamento também inclui os dados das Câmaras Municipais, empresas públicas, etc?

Boa pergunta, Daniel. Nos levantamentos anteriores sempre encontramos bases de dados que continham todas as informações para o orçamento da cidade, independente do poder. No caso federal, por exemplo, preferimos avaliar com base no SIGA (do Senado) do que com base no Portal da Transparência, exatamente pq o segundo só tinha informações do Executivo.
Entendo que vc deve tentar encontrar os dados para a totalidade e, se encontrar apenas para o executivo, vc faz a ressalva em comentários.
O que acha @arielkogan ?
Abs,
Wagner

Pessoal, eu acredito que seja referente ao executivo. Concordam? @Wagner_Faria_de_Oliv @Daniel_Martins

Prezados, gentileza orientar-me para a informação a ser assinada para o formato de dados (ASPX), localizado na URL http://diariooficial.vitoria.es.gov.br/ExibirArquivo.aspx?qs=qWdXNT75uq4jT8sAXHV4YcKe8SoLZJ3dDlfTaxRwv%2FkTq2%2F08j9RDCzsKhlVvmB0Zi%2F2pT3g5ubRfg3EwY9aOyuJyxYAl03WfcBe5hkHGLE%3D.
Informação idêntica foi localizada em formato PDF, entretanto a questão B8 sobre orçamento também não apresenta essa opção listada.
Att,
Andressa

Prezada Andressa,
Essa informação está disponibilizada apenas dessa forma? Se sim, não é formato aberto, então vc deixaria a B8 em branco.
Abs,
Wagner

Pessoal,

Seria possível entregarmos os questionários preenchidas até o dia 10-12? Abs

Caros, duas perguntas:

  1. Os comentários deixados nas caixas de comentários do censo devem ser em inglês ou pode ser em português?

  2. No caso de um dado existir, mas não cumprir os requisitos mínimos apontados na metodologia. Ex. há dados criminais, mas só de homicídios e estupros – sem informações de assalto e apreensões de arma – qual seria a resposta adequada à primeira pergunta (os dados existem?)

Outra questão: o painel não reflete exatamente os dados que estamos coletando. Exemplo: não há um campo pare responder sobre “limites administrativos”. Por outro lado, há campos, como “food safety inspections” que não estamos coletando.

Caro Juan,

  1. Os comentários podem ser em português
  2. Os dados existem, quando chegar na B3 você vai enumerar quais características foram encontradas e quais não.
  3. Onde você está vendo este painel? O correto é este: http://br-city.survey.okfn.org/
    Aqui há “administrative boundaries”, mas não há esse de food inspections que vc mencionou.
    Abs!
    Wagner

Tudo bem até o dia 10, Daniel.
Abs,
Wagner

Ok, obrigado. Estava fazendo neste link: http://br-city.census.okfn.org/place/salvador

Boa noite,

estou observando dados da parte de mobilidade / transporte público.
Um dos conjuntos de dados é:

Paradas/estações
para cada modo de
Transporte.

É necessário então responder às questões para cada tipo de transporte: ônibus, metrô, bicicleta, VLT ?

desde já agradeço

Oi Pablo,
No caso, para qualificar, vc precisa encontrar informações sobre todos os meios de transporte público da cidade. Se não encontrar para um deles, provavelmente na resposta da B3 vc não vai dar check em tudo.
Abs!
Wagner

Olá pessoal,

estou com uma dúvida quanto ao quesito “dados socioeconômicos”. Qual definição de “taxa de desemprego” devemos usar? Não encontrei dados sobre “taxa de desocupação”, que é o termo que conheço como sendo o mais utilizado para taxa de desemprego. Encontrei apenas o número de desligamentos (demissões) no CAGED, o que não necessariamente é sinônimo para taxa de desemprego. O que fazer? Vi que outras pessoas estão utilizando o banco de dados do CAGED para responder a esse requisito. Devo fazer o mesmo e adotar o número de desligamentos como taxa de desemprego?

Segue o link do CAGED (perfil do município): http://bi.mte.gov.br/bgcaged/caged_perfil_municipio/index.php

Obrigada

Prezados/as,

Procurei em diversos sites informações referentes ao registro de empresas em Uberlândia. A questão é que a metodologia visa “nomes, cpnj, endereço…” e só encontro daria agregados, ou seja, número total de empresas, número de contratados e demitidos… Alguém faz ideia de onde posso encontrar esses dados?

Obrigada.