Open Data Index para Cidades - 2023

Como os governos das capitais brasileiras publicam dados abertos? Quais conjuntos de dados são mais e menos abertos e em que áreas de políticas públicas? Quais governos precisam melhorar a publicação de dados abertos? Perguntas como essas poderão ser respondidas a partir do Índice de Dados Abertos para Cidades 2023 , ou ODI Cidades, da sigla em inglês, uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) que vai avaliar com abrangência inédita a disponibilidade e a qualidade de dados abertos nas capitais brasileiras.

Especialistas em dados de diferentes áreas de políticas públicas, equipes de gestão e pessoas interessadas poderão colaborar com sugestões para a nova metodologia até 14/5. As contribuições podem ser feitas de duas formas: por meio de formulário, onde é possível comentar aspectos da nota metodológica, como forma de composição do Índice e procedimentos de coleta de dados; e diretamente na planilha, onde estão listados os critérios de avaliação e os 106 conjuntos de dados que serão objeto de avaliação.

No site explicamos um pouco mais sobre o processo. Sentiu falta de alguma base de dados essencial para as cidades? Ou de algum critério de avaliação? Não deixe de registrar sua sugestão!

4 Likes