Projeto para levar conhecimento científico para as escolas


#1

Um amigo da época da faculdade compartilhou esse projeto do senador Cristovam Buarque que gostei muito: Divulgação científica e participação de cientistas nas escolas do país para estimular crianças e jovens à pesquisa científica. Da notícia:

"A ciência e os cientistas precisam ir até onde os jovens estão. Esse é um passo essencial para melhorar a divulgação científica no país e estimular os estudantes a abraçarem a carreira de pesquisa. O físico e astrônomo Marcelo Gleiser sugeriu, no Senado, que se passe a exigir que alunos de graduação e pós-graduação dediquem um determinado número de horas por mês para participação em eventos em escolas públicas, para que falem aos estudantes sobre como é a vida do cientista.

“É importante desmistificar a carreira do cientista. Nenhum cientista vai às escolas para falar o que é ciência, por que é cientista. Então, as crianças não têm a menor ideia do que é ser cientista. Eles sabem o que é ser engenheiro, mas cientista é uma incógnita”, lamentou o professor, que fez mestrado na Coppe/UFRJ, onde os alunos da pós-graduação já têm participação em um programa do gênero junto às escolas públicas próximas ao campus."

Me lembro de um projeto da Universidade de São Paulo chamado embaixadores da USP onde ex-estudantes de colégio público voltavam para seus colégios para dizer que era possível entrar lá. Muitas vezes o que existe é mais uma barreira cultural, além de nem sempre os processos permitirem uma maior igualdade de oportunidade dadas as condições iniciais e de contorno da nossa população.

Acredito que projetos como esse da USP (ainda existe?) e o que está sendo proposto são importantes para levarmos um conhecimento importante para as escolas, tão esquecidas pela nossa sociedade.

Fica o convite para apoiarmos de alguma forma esse tipo de iniciativa.


#2

A iniciativa é ótima, mas precisa de todo o apoio de produtos e materiais para fazer funcionar, até mesmo das empresas privadas. Em pleno 2017 e ainda nada disso funciona… a verdade é que o governo não está nem aí, complicado e vergonhoso não investir em EDUCAÇÃO.

Infelizmente, cobrar aqui no fórum é inútil e nem chega aos governantes que podem mudar essa situação.