Qual valor você tende a estar mais alinhado: meritocracia ou fazercracia?

O tema fazercracia vs. meritocracia já foi amplamente discutido por colaboradores da Open Knowledge Brasil.

Gostaríamos de propor uma enquete onde você vote qual valor estaria mais inclinado a concordar e justificasse, se possível, as razões.

  • Meritocracia
  • Fazercracia
  • Nenhum desses

0 voters

Como alguns defendem, existe a boa e a má meritocracia, sendo que todo cuidado deve ser tomado para que exista uma igualdade de oportunidade num processo que envolva alguma avaliação. Processos esses que muito dificilmente serão completamente justos, mas toda instituição ou grupo que tenha que fazer alguma avaliação, o que é praticamente impossível fugir, deve levar em conta componentes éticos e humanos nesses processos.

Já a fazer-cracia, que favorece aqueles que fazem e puxam a responsabilidade para si, tem também seus riscos. É muito comum num grupo de pessoas, poucas pessoas tomarem a iniciativa e chamarem a responsabilidade para si mesmo. Muitas vezes uma liderança pode ser formada a partir da iniciativa de alguém mais pró ativo, mas isso não quer dizer que sempre essa pró atividade será benéfica. O que ocorreria, por exemplo, se Joãozinho, na mais boa intenção para preparar a comida do piquenique, preparasse a comida da turma de forma que quase ninguém fosse gostar ou, pior, não fosse um cara muito higiênico!

Os riscos não param por aí. Uma pessoa pode começar a assumir tantas tarefas e responsabilidades para si mesmo, que num determinado momento não conseguirá dar conta e seu rendimento será ruim, podendo afetar as atividades do coletivo com o qual está envolvido e assumiu essas responsabilidades.

Por fim, vendo tamanha controvérsia nesse tema, talvez o ideial seria nenhum deles ser um valor, mas guias para serem aplicados nos mais diversos contextos e situações.

E você, o que acha? Gostaria de trabalhar com algum desses valores, nenhum deles, algum outro?