Repositório de ferramentas livres para tecnologias cívicas

Olá, pessoal.

Vi ontem uma postagem no blog da OKBR que a Open Knowledge Brasil está discutindo o uso de tecnologias cívicas. Seria importante, para dar mais visibilidade e evitar a fragmentação de esforços, que houvesse um catálogo de ferramentas livres para tecnologias cívicas.

Um catálogo assim já existe: é o site civicstack.org. Criado por argentinos, ele já possui um certo número de soluções catalogadas. O site tem vários idiomas, mas não tem português. O código do site também é livre e está no Github. Cheguei a fazer uma tradução e apresentá-la como pull request. Entretanto, parece que o desenvolvimento da evolução do site está parado há mais de um ano.

Considerando o interesse já manifestado pelo assunto, seria interessante a Open Knowledge Brasil entrar em contato com os desenvolvedores argentinos para retomar a evolução do site, aceitar a tradução para português e divulgar nesse contexto. Ou mesmo, se isso não der certo, fazer um fork brasileiro ou um outro site com o mesmo propósito.

O que acham da ideia?

Abraços,
Augusto Herrmann

2 Likes

Olá, bom dia Herrmann.
Acabo de entrar no Fórum e vi este post seu.
Algo evoluiu desde então?
Estou pesquisando CivicTech nas escolas e gostaria muito de fazer um mapeamento por esse caminho.
Obrigada desde já

1 Like

Olá, Carla.

Sobre o Civic Stack, infelizmente não. Ainda não aceitaram a minha tradução para o português, simplesmente porque não consegui instalar um ambiente tecnológico para testar a ferramenta – sendo que eles mesmo poderiam tê-la testado no ambiente que eles já têm.

E a julgar pelo repositório da ferramenta no Github, parece que há dois anos eles não desenvolvem novas funcionalidades, o que pode indicar que eles tenham abandonado a iniciativa.

Por outro lado, é software livre. Nada impede que alguém a aproveite para fazer outro site igual e a evolua por meio do que os desenvolvedores chamam de fork, ou seja, uma nova versão do mesmo software evoluída em paralelo.

Já deu uma olhada no Portal do Software Público Brasileiro? Há algumas tecnologias cívicas que são muito usada em municípios. Na área da gestão escolar, em particular, há o i-Educar. Sugiro perguntar sobre tecnologias cívicas também no fórum do software público, que foi criado pela comunidade, de uma forma independente do governo, visando preservar e colaborar em cima do modelo do Software Público Brasileiro.

Que pena que o Civic Stack está parado, pois a proposta é muito bacana. A sua versão em português poderia ajudar a levantar um pouco o processo. Obrigada pelas informações.

Oi,tinha olhado o Portal, mas não entrei no Fórum. Acabo de entrar e fazer a pergunta, como vc sugeriu. Obrigada!
O i-Educar é um software de gestão pública. Meu foco são as tecnologias cívicas que promove o engajamento dos estudantes no controle social/monitoramento de políticas públicas/participação etc

Oi Carla! Tudo bem? Tbm me interesso pelo tema. Se descobrir alguma plataforma, não deixe de compartilhar.