Trabalho de conclusão sobre transparência e dados abertos

Boa tarde,

sou bacharelando em Ciência da Computação e também servidor público. Estou iniciando meu TCC e pretendo falar de dados abertos e transparência no serviço público.

O problema que pretendo abordar é a falta de transparência nos municípios menores (fora das grandes capitais), que na prática tem seus portais de transparência extremamente defasados, não possuem portais de dados abertos e passam por dificuldades quando precisam construir alguma solução que manipule dados (ex: painéis) pela falta de estrutura/conhecimento/ferramenta.

Dessa forma pretendo construir (seja desenvolvendo, seja a partir de ferramentas existentes) uma plataforma de transparência, que unifique características tanto de portais de transparência, quanto de portais dados abertos, com foco melhorar o acesso aos dados dos municípios.

Para definir o que vou colocar na plataforma vou conduzir uma série de pesquisas e entrevistas com cidadãos, servidores e também com desenvolvedores, cientistas de dados e grupos, buscando entender quais são as maiores dificuldades quanto a transparência, tanto na perspectiva de quem está dentro quanto quem esta fora do governo.

Gostaria de pedir o apoio de vocês, da Open Knowledge, para conversar mais sobre o projeto e também aos membros do fórum, caso tenham desejo de se voluntariar para responder as entrevistas/questionários que pretendo fazer nos próximos meses.

Obrigado :slight_smile:

2 Likes

Olá, @jefferson, boa tarde!

Talvez este projeto lhe seja útil na sua pesquisa:

É um levantamento que tenho feito de todos os portais institucionais, portais de transparência e portais de dados abertos em todos os municípios do Brasil.

Se quiser agendar uma entrevista, também me coloco à disposição.