Ao que tudo indica a Imprensa Nacional tem um Plano de Dados Abertos (PDA), e está por fim colocando em prática!
Apesar de não ser ainda prevista a padronização (formato dos dados, anexos, contratos em inteiro teor, etc.), nem a integração com LexML, está sendo visto como grande avanço, deixando para trás o “tempo dos PDFs” e reconhecendo que a comunidade precisa de conteúdo digital minimamente aberto e estruturado.
A notícia foi publicada na quinta passada, 17/11/2016, pelo portal do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
Os pontos positivos do PDA são em parte acatar ou regulamentar o que já estava previsto pelo Decreto 8777 de 2016: entre outras coisas, no Decreto (capítulo II) é prevista a LIVRE UTILIZAÇÃO DE BASES DE DADOS… Seria interessante, todavia, interpretar mais objetivamente o que dizem o Decreto e o PDA.
Em nenhum momento expressam algo objetivo como “publicar separatas das matérias em HTML”… Alguém teria uma “tradução” dos documentos para descobrir isso?
PS: na minha interpretação não querem mudar o processo (ideal seria criar HTML e PDF como “filhos gêmeos” do mesmo conteúdo oficial), vão apenas gastar mais dinheiro contratando alguém para fazer OCR do PDF que conhecemos.
Para nós na OKBr isso pode vir a ter impacto positivo em diversos projetos, dos mais simples e tímidos, aos mais complexos e ambiciosos:
-
dataset-cbo: quem sabe dispensa até o processo de preparação, tal como
pdftotext -layout arquivo.pdf
, obtendo direto o banco de dados. -
queriDO: anima os voluntários (todos andavam bem sumidos), pois agora haverá um potencial enorme de uso (!) das ferramentas previstas. Como o Diário Libre, é uma ferramenta de otimização e auditoria dos diários oficiais.
-
Cuidando do Meu Bairro: viabiliza o acesso a planilhas federais, podendo apresentar pontos de investimento federal no município.
-
Diário Livre: viabiliza a construção de uma versão customizada para a esfera federa (DOU).
-
Gastos Abertos: reforça o potencial de integração entre planilhas de dados federais já abertas (e em uso), e dados complementares da descrição oficial dos gastos, publicada no DOU… Mas vai depender da evolução do Diário Livre ou queriDO.