Iniciativas e ações em Salvador-BA... /2018


#1

Uma passo importante da UFBA nas iniciativas sobre democracia digital, espero ver os frutos em breve…


Inaugurado novo espaço do centro nacional de referência em pesquisa de democracia digital

Fonte: EdgarDigital

O Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD) da Faculdade de Comunicação (Facom) ganhou novo espaço na manhã da quinta-feira, 01 de fevereiro, em meio às celebrações dos 30 anos da unidade. Estruturado a partir de três linhas de pesquisa – democracia digital, governo eletrônico e comunicação política online -, o centro lidera o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Democracia Digital (INCT-DD), rede de laboratórios e centros de pesquisa associados que envolve 26 grupos de pesquisa brasileiros, em 20 instituições, e 23 grupos internacionais, incluindo três dos quatro maiores centros na área de democracia digital do mundo. “A sede do instituto é aqui, mas ela se estende a outras instituições, que trabalham de forma articulada, na pesquisa, produção de inovação e de tecnologia”, explica o professor Wilson Gomes, um dos dois coordenadores do INCT-DD.

Na cerimônia de inauguração, o reitor João Carlos Salles ressaltou a importância do novo e espaçoso ambiente de pesquisa e destacou especialmente o reconhecido peso acadêmico de seus coordenadores, os professores Othon Jambeiro e Wilson Gomes. Explicou como sua compreensão a respeito da seriedade dos estudos científicos comandados por ambos foi um componente relevante em sua determinação de apoiar o projeto, viabilizado com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Respondia, assim, ao agradecimento que em sua fala Othon Jambeiro fizera a seu empenho pessoal para tornar realidade a adequada infraestrutura material do INCT-DD. João Carlos Salles destacou também o esforço contínuo da diretora da Facom, Suzana Barbosa, para que o projeto caminhasse bem, e agradeceu particularmente à equipe do Superintendente de Meio Ambiente e Infraestrutura, Fabio Velame, que atuou incansavelmente para que as obras ocorressem a contento e no prazo.

“O projeto é tão importante que era preciso fazê-lo real”, disse Othon Jambeiro ao historiar os desdobramentos do centro contemplado no edital de infraestrutura da Finep em 2008 até o final/começo feliz da quinta-feira passada. Suzana Barbosa também agradeceu à administração da universidade, em especial ao trabalho da Reitoria, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Criação (Propci) e da Sumai. “É com alegria que recebemos vocês aqui hoje para inaugurar mais um espaço na Faculdade, num dia que também é de comemoração dos 30 anos da Facom como uma unidade universitária autônoma”, disse, destacando a história de luta e engajamento da Faculdade, que tem hoje cerca de 800 estudantes, somados os da graduação, do mestrado e do doutorado.

Uma liderança em democracia digital

“Como fazer governos melhores – eficientes e eficazes – e mais democráticos, que incluam o cidadão no sentido de mais participação, mais cidadania, mais colaboração?”. Essa é uma questão essencial para o centro de estudos avançados, segundo o professor Wilson Gomes, que divide a coordenação da CEADD com o colega Othon Jambeiro. Contribuem também, nas atividades de pesquisa do centro, André Lemos e Marcos Palácios, da Facom, e o professor José Gomes Pinho, da Faculdade de Administração.

Leiam a matéria na integra no semanário EdgarDigital:

http://www.edgardigital.ufba.br/?p=6391