Módulo 3: Desenvolvimento de soluções em publicação de dados

Olá,

Neste tópico, é possível compartilhar discussões públicas e dúvidas sobre os conteúdos e temas abordados no terceiro módulo do curso.

Basta responder a esta mensagem. Se tiver dúvidas que não queiram postar publicamente, podem usar também o nosso chat. As instruções para entrar na sala estão na plataforma do curso. :slight_smile:

Bom dia.
Tenho uma dúvida pontual sobre uso do ETL
A SMS compartilha uma pasta com banco de dados mensais comigo
O horizonte temporal é a partir de 2016
O comportamento da base é meio errático: a cada mês existem alterações das informações
Como eu consigo montar um ETL de maneira a realizar comparação das informações?

Oi Thais!

Se forem planilhas razoavelmente bem estruturadas (por exemplo, as colunas não ficam mudando de nome cada atualização) será mais fácil montar um ETL.

Se o formato dos dados mudar muito de um mês para o outro você terá que fazer algum processo (mais ou menos manual provavelmente) para colocar elas todas no mesmo formato antes de fazer o ETL.

Conta mais um pouco sobre como é essa base?

1 Like

Oi, pessoal!

Compilamos os resultados da dinâmica desenvolvida hoje pela manhã com relação à análise do portal sobre Covid-19 do governo federal:

https://escoladedados.org/2020/09/participantes-do-curso-publicadores-avaliam-painel-sobre-covid-19/

Espero que tenham gostado da atividade! :slight_smile:

1 Like

Oi, Pessoal. Tudo bem?

Fiquei com uma dúvida relacionada a definição de dois termos.

No Módulo 1, a Fernanda falou sobre “Inventário de Dados”, o banco de dados dos banco de dados de uma organização. Agora no terceiro módulo, o Leandro trouxe o conceito de “Data warehouse”, uma forma de gerenciar os dados de uma organização.

Qual a diferença entre os dois termos? Existe? Posso chamar de Data Warehouse para falar de um Inventário de Dados?

Obrigado.
's