Sobre o domínio OK.ORG.BR, e dando continuidade aos tópicos de uso das marcas OKBr e seus domínios. A proposta tem duas partes, priorização do domínio e redirecionamentos persistentes.
A presente proposta técnica, apresentada pelo coordenador do suporte técnico da OKBr, está em discussão: fica estática (sem edições) e mais 10 dias em consulta pública após data de post de aprovação do Diretor. Se durante a consulta pública não surgirem impedimentos expressos em posts dos demais associados da OKBr, estará aprovada a proposta.
Priorização
A marca ou marcas vinculadas à Open Knowledge Brasil tem diversas referências na Internet, o que vem causando certa confusão para o público e dispersão de esforços para os gestores da OKBr.
Hoje, 2017, ainda temos os seguintes domínios em uso, que podem ser “desativados” da nossa divulgação de marca:
-
OKFN.ORG = onde encontram-se disponibilizadas as ferramentas de uso geral de todos os capítulos da OKFN. Por exemplo o blog-OKBr e o DiscussOKBr possuem endereços baseados neste domínio.
-
OKFN.ORG.BR = foi uma tentativa de acrescentar o “Brasil” à OKFN, e faria todo o sentido, não houvesse a própria OK Foundation priorizado o OK e praticamente eliminado o Foundation. Hoje a entidade se auto-denomina “Open Knowledge International” e a rede da qual faz parte a OKBr chama-se “Open Knowledge Network”. O denominador comum para todos é de fato OK, não OKFN.
A proposta de priorizar o OK.ORG.BR é no sentido de usar esse domínio em todas as formas de divulgação, impressas ou digitais, sempre que for necessário expressar um endereço de internet vinculado à marca OKBr; e deixar de usar qualquer outro.
Além da priorização entre essas opções, continua valendo a priorização em relação a terceiros.
Redirecionamentos
O termo técnico “redirecionamento” nos protocolos internet é empregado no sentido de que um endereço serve de sinônomo para o outro, tendo como efeito prático o redirecionamento do solicitante do endereço (ex. URL1) para um novo endereço (ex. URL2).
A lista de redirecionamentos abaixo é uma consequência da priorização fixada acima.
-
DISCUSS.OK.ORG.BR redirecionaria para Brasil - Open Knowledge Forums
-
OK.ORG.BR e WWW.OK.ORG.BR redirecionam para o https://br.okfn.org/
-
PREVIEW.OK.ORG.BR/{docname} e DOC.OK.ORG.BR/{docname} redirecionariam respectivamente para serviços de preview e download de documentos (PDF, EPUB, DOC, e outros).
Hoje os PDFs por exemplo são mantidos em domínio Github.com e pathokfn-brasil/discussOKBr
(exemplos), pondendo vir mudar tanto depath
como de domínio (imagine uma mudança para Gitlab.com). Com o redirecionamento ganha-se “portabilidade”, nunca mais haverá risco de impacto por mudança de path ou de fornecedor. -
… outras sugestões mais?
O objetivo desses redirecionamentos especiais, é garantir que endereços especiais sejam persistentes, “eternos”, que as suas URLs se tornem PURLs.
Quanto aos e-mails, a sugestão é desativar fulano@okfn.org.br para reduzir custos de gestão técnica de e-mail. Também já estão sendo criados e-mails do tipo diretor@ok.org.br
para que não fiquem dependentes das pessoas, tornando-se “eternamente” vinculados aos cargos.