OK.ORG.BR, um só nome, nosso nome!

Sobre o domínio OK.ORG.BR, e dando continuidade aos tópicos de uso das marcas OKBr e seus domínios. A proposta tem duas partes, priorização do domínio e redirecionamentos persistentes.

A presente proposta técnica, apresentada pelo coordenador do suporte técnico da OKBr, está em discussão: fica estática (sem edições) e mais 10 dias em consulta pública após data de post de aprovação do Diretor. Se durante a consulta pública não surgirem impedimentos expressos em posts dos demais associados da OKBr, estará aprovada a proposta.

Priorização

A marca ou marcas vinculadas à Open Knowledge Brasil tem diversas referências na Internet, o que vem causando certa confusão para o público e dispersão de esforços para os gestores da OKBr.
Hoje, 2017, ainda temos os seguintes domínios em uso, que podem ser “desativados” da nossa divulgação de marca:

  • OKFN.ORG = onde encontram-se disponibilizadas as ferramentas de uso geral de todos os capítulos da OKFN. Por exemplo o blog-OKBr e o DiscussOKBr possuem endereços baseados neste domínio.

  • OKFN.ORG.BR = foi uma tentativa de acrescentar o “Brasil” à OKFN, e faria todo o sentido, não houvesse a própria OK Foundation priorizado o OK e praticamente eliminado o Foundation. Hoje a entidade se auto-denomina “Open Knowledge International” e a rede da qual faz parte a OKBr chama-se Open Knowledge Network. O denominador comum para todos é de fato OK, não OKFN.

A proposta de priorizar o OK.ORG.BR é no sentido de usar esse domínio em todas as formas de divulgação, impressas ou digitais, sempre que for necessário expressar um endereço de internet vinculado à marca OKBr; e deixar de usar qualquer outro.

Além da priorização entre essas opções, continua valendo a priorização em relação a terceiros.

Redirecionamentos

O termo técnico “redirecionamento” nos protocolos internet é empregado no sentido de que um endereço serve de sinônomo para o outro, tendo como efeito prático o redirecionamento do solicitante do endereço (ex. URL1) para um novo endereço (ex. URL2).

A lista de redirecionamentos abaixo é uma consequência da priorização fixada acima.

  • DISCUSS.OK.ORG.BR redirecionaria para Brasil - Open Knowledge Forums

  • OK.ORG.BR e WWW.OK.ORG.BR redirecionam para o https://br.okfn.org/

  • PREVIEW.OK.ORG.BR/{docname} e DOC.OK.ORG.BR/{docname} redirecionariam respectivamente para serviços de preview e download de documentos (PDF, EPUB, DOC, e outros).
    Hoje os PDFs por exemplo são mantidos em domínio Github.com e path okfn-brasil/discussOKBr (exemplos), pondendo vir mudar tanto de path como de domínio (imagine uma mudança para Gitlab.com). Com o redirecionamento ganha-se “portabilidade”, nunca mais haverá risco de impacto por mudança de path ou de fornecedor.

  • … outras sugestões mais?

O objetivo desses redirecionamentos especiais, é garantir que endereços especiais sejam persistentes, “eternos”, que as suas URLs se tornem PURLs.

Quanto aos e-mails, a sugestão é desativar fulano@okfn.org.br para reduzir custos de gestão técnica de e-mail. Também já estão sendo criados e-mails do tipo diretor@ok.org.br para que não fiquem dependentes das pessoas, tornando-se “eternamente” vinculados aos cargos.

1 Like

Aprovado. Por mim ok.

@arielkogan obrigado. Considero a regra aprovada:

  • não houve até o momento (passados 16 dias) nenhuma manifestação em contrário, de algum membro da OKBr.
  • foi aprovada pelo Diretor e já se passaram mais de 10 dias da abertura oficial da consulta pública.

Vamos então dar continuidade. O problema dos e-mails @ok.org,br já havia sido resolvido. A seguir os redirecionamentos de endereços Web.

NOMES OFICIAIS

Repositórios oficiais

Atualmente mantidos sob Github, mas deve-se preferir o nome.ok.org.br ao nome Github.

Endereços de projetos

Para oferecer uma URL oficial aos projetos sem domínio próprio. Usam o nome do repositório git como subdomínio.

PURL de documentos oficiais

Persistent URL dos documentos oficiais da OKBr, tais como relatórios (idealmente com outros formatos além de PDF!).

Para baixar documentos sob a pasta oficial /docs, basta adicionar o path à URL http://baixar.ok.org.br/, ou seja (exemplos),

Para ver documentos sob a pasta oficial /docs, basta adicionar o path à URL http://ver.ok.org.br/… Mas ainda estamos em construção, por hora apenas um exemplo: