Este mês de abril já estão sendo agendados os trabalhos que regularizarão os domínios e de revisão do Regimento Interno para licenças da nossa produção e citação das fontes e para backups.
Em consulta pública
Quanto ao usufruto dos “direitos de propriedade sobre os domínios e marcas da OKBr”, as diretivas a serem descritas pelo Regimento Interno e acatadas nas decisões do corpo diretivo (direção executiva e conselho deliberativo) seguiriam alguns princípios:
-
Usar sempre que possível os recursos de marca e domínio da OKBr na exposição pública e principalmente no registro de recursos digitais (URIs).
Justificativa: 1) para poder responder juridicamente como autoridade responsável pelo recurso. 2) para garantir a forma mais barata de divulgação e marketing, antes de investir em outras. 3) não ficar “refém” de terceiros, tornando minimamente portáveis os endereços dos recursos.
Exemplo: ao invés dewww.porExemplo.com.br/recurso123
preferirwww.ok.org.br/recurso123
, com nosso domínio. -
Planejar as APIs e os endereços dos recursos públicos (ex. URL das páginas dos sites), de modo que não mudem com o tempo, provocando link quebrado.
Justificativa: equivale a buscar garantias técnicas para que a URL seja persistente — não necessariamente “eterna”, mas tão persistente quanto o planejado.
Não queremos onerar o processo de manutenção por simples falta de planejamento, ou falta de cuidados básicos para com a preservação digital.
Exemplo: se gravamos um CD-ROM com um link para um site ou recurso OKBr, não queremos perder o investimento, nem que o usuário perca o link. Da mesma forma nos links de noticias, documentação, relatórios, etc. -
Padronizar a identificação pública dos recursos digitais da OKBr, e preferir o uso de identificadores transparentes.
Justificativa: os identificadores transparentes não dependem de uma autoridade central controlando um contador, ou inventando nomes. Basta estabelecer centralmente algumas regras de classificação e uso de metadados (como data de publicação, título, etc.).
Exemplo-1: ao invés de identificar o “Quinto Relatório de São Paulo” comxpto123
(demanda autoridade dizendo se é 123 ou 456), fica até mais legívelsp-saoPaulo-rel5
, seguindo alguma norma sintática baseada em metadados, resultando portanto em identificadores transparantes (que não requerem autoridade central).
Exemplo-2: o Brasil já adota oficialmente regras desse tipo no portalLexML.gov.br
desde 2009, a União Europeia adota o ECLI desde 2011 e o ELI desde 2012.
- … em construção AQUI MESMO, participe! …
Um dos elementos em discussão é a padronização dos backups, por hora em teste o discussOKBr-assets.
Deduzindo boas práticas a partir dos princípios
Como escrever manuais e chegar a um consenso (e um texto conciso) no Regimento Interno pode levar tempo, os princípios norteadores fariam o mesmo papel: para tanto precisamos exercitar o uso deles… Exercitar a identificação das “boas práticas” que se podem deduzir deles.
Exemplo-1: uso de redirecionamento de URL via DNS CNAME, para domínios de terceiros, como técnica mais simples (porém menos flexível) de redirecionamento de subdomínios.
Exemplo-2: uso de arquitetura, principalmente nos webservices do back-end, baseada em API Gateway (tecnologias de proxy reverso),
Em aberto
-
Redação do Regimento Interno, seção sobre Comunicação: na elaboração das diretivas seguiríamos os princípios acima. Na sequência, depois de discutidos os princípios acima, lançaríamos um primeiro rascunho para incluir na consulta pública. Participe!
-
Questão técnica que está barrando o uso do domínio ok.org.br com protocolo git: “how to redirect a git-server address?”, por favor ajudem ou repassem para experts!