Descrição dos projetos da OKBr, situação de hoje e diretivas

A OKBr ainda está avaliando seu foco e seus rumos, mas a proposta de ser uma plataforma de projetos continua. Durante as discussões sobre o planejamento da OKBr este ano, percebeu-se a carência de descrições atualizadas dos projetos, tanto dos antigos como dos novos.

São dois tipos de descrição pública (transparente e atualizada) essenciais:

  • descrição principal (na “Home/projetos”), sumária e marketeira (para o grande público), em Projetos - Open Knowledge Brasil e quando possível com links para matérias do blog-OKBR falando do projeto, seus méritos, sua equipe e parceiros.

  • descrição executiva (no “DOO/projetos”), um pouco mais detalhada, (de nós para nós e colaborares), em http://wiki.okfn.org/Category:Projetos_OKBR
    Trata-se de uma descrição padronizada, com uma “ficha catalográfica”, uma sinopse e depois dados gerais para acompanhamento do histórico, links de desenvolvimento, dados, etc. A ideia inclusive era de gerar copias por software das sinopses para o Projetos - Open Knowledge Brasil
    PS: fazia parte do projeto de “DOO”, o Diário Oficial da Organização, mas pode ser reproduzido no Github/okfn-brasil com algumas diretivas de padronização.

Exemplos:

  • O projeto Cuidando Cuidando do Meu Bairro tem sua sinopse a Home/projetos e sua descrição executiva na Wiki… Problemas:

    • na Home/projetos o link do menu (#cuidando) não funciona, e a sinopse está desatualizada (o link está errado) e links para matérias do blog (exemplo) não aparecem.
    • na Wiki foi registrada a entrada para preenchimento, mas nunca foi preenchida. Faltam links para o Github e principalmente para a nova página de descrição do projeto.
  • O projeto Gastos Abertos tem sua sinopse em /projetos e sua descrição executiva na Wiki… Problemas:

    • na Home/projetos o link do menu (#gastosabertos) não funciona, e a sinopse está desatualizada (nunca foram corrigidos erros como “de modo que um estudantes”) e não há links para matérias do blog.
    • na Wiki está bem completo, com atas, pessoas, contratos, etc. mas desde agosto de 2015 não é atualizado. É importante resgatar e atualizar esse relatório executivo.
  • O projeto Mosaico Orçamentário tem sua sinopse em /projetos e sua descrição executiva na Wiki… Problemas:

    • na Home/projetos o link do menu (#mosaico) não funciona, e a sinopse poderia ser atualizada (o link poderia ir para 2015 visto que na GV deram continuidade) e não há links para matérias do blog.
    • na Wiki foi registrada a entrada, mas nunca foi completamente preenchida.

Dicas da OKI

O novo site de projetos, What we do , é uma boa referência para dicas simples a serem serem seguidas como boas práticas:

  • Todos os itens seguem o mesmo template
  • Separação entre “correntes” (ativos) e “antigos” (inativos)
  • Mais de um link é apresentado com a sinopse, de preferência com um ícone: home, souce, fórum, twitter, etc.

Pendência de um editor amigável de conhecimento

Na OKbr e na OKI a “gestão do conhecimento”, além de ser uma necessidade, é um valor. E o conhecimento relativo decisões, governança e os próprios projetos, é fundamental. Concordamos todos que a melhor ferramenta e referencial para este fim é a Wikipedia, que faz uso da MediaWiki com VisualEditor

O “Diário Oficial da Organização” da OKBr, ou simplesmente DOO, foi implementado nesta Wiki primitiva (atual link do DOO) pois havia uma perspectiva de atualizar as ferramentas, que por fim não se concretizou na OKI.

A decisão por hora é investir esforços e treinar a comunidade da Open Knowledge (inclusive OKBR) em uma ferramenta central apenas, implementada como o software Discourse… E deixa para pensar numa Wiki com editor de hipertexto mais moderno depois… Até se cogitou em usar a Wiki do Discourse, mas não é viável, muito menos para um hipertexto enciclopédico.

O impasse continua: onde investir nossos esforços descritivos? como acolher colaboradores para este fim? como preservar a transparência a baixo custo?


Soluções alternativas à antiga Wiki:

Comenta-se principalmente de usar o Github, mas perde-se muito em colaboração, pois apenas programadores experientes sabem lidar bem com o editor, e novamente não é um editor orientado a hipertexto ou relatórios, é apenas orientado à documentação de software.

Outras Wikis também são uma alternativa. O projeto Cuidando por exemplo encontrou como solução migrar para uma página colaborativa do projeto na Wikiversity. O mesmo projeto todavia precisou deixar que os programadores atualizassem seus manuais em uma página colaborativa no Gitgub/Sphinx.

O Google-Docs seria uma boa alternativa, mas tem sido visto apenas como “solução paleativa” por diversos probleminhas: 1) é um software proprietário (seu lado server não é open source); 2) o documento não tem controle coletivo, tem sempre um “dono” que pode “sumir com tudo” quando bem desejar; 3) requer posterior cópia para publicação como página de um site; 4) não tem recursos de gestão do conhecimento ou para desenvolver hipertexto.


1 Like

Chegamos a uma conclusão com relação a isso? Temos uma planilha com informações dos projetos, onde eles estão, como acessar, onde está o código, etc?