Curadoria de explicações didáticas, que tal?

[aviso: foi criado este GLOSSÁRIO contemplando a presente proposta depois da discussão abaixo]


As curadorias democráticas são a alma e o motor que separa o joio do trigo na produção cultural, no crowdsourcing de projetos, obras e outros.

Os curadores podem ser a comunidade inteira ou uma banca eleita pela comunidade (como as bancas julgadoras em concursos).

E a comunidade OKBr já se mostrou, em diversas oportunidades, uma formadora de curadorias (!). Que tal retomarmos essa vocação da OKBr?


A sugestão aqui é uma curadoria para algo bem simples e fácil, mas muito importante para a própria OKBr. Trata-se da “curadoria de explicações didáticas” :slight_smile:

Quem nunca se deparou com aquelas discussões OKBr muito bacanas, que dá vontade de participar, mas parece que tão falando grego? :wink:

Temas da moda como blockchain (discutido aqui) ou Fake news (discutido aqui), até para iniciados em “computês” e “matematiquês”, dá trabalho para entender, e se sentir esclarecido antes de defender algum ponto de vista… E justamente o conceito de blockchain está muito bem explicado neste artigo aqui. Na verdade explicado 80% nas ilustrações pé-no-chão que oferece…
Enfim: é um exemplo de explicação simples e boa, que eu gostaria de partilhar com outros aqui da OKBr, de dar a dica… E aí entraria a curadoria: juntando a minha dica, com a sua, com a de outros, e votando nas melhores, chegamos a um consenso das melhores dicas, e podemos então dar essa dica em nome da OKBr.

… Se parecer uma proposta meio bobinha a primeira vista, repare que um dos pilares da Open Knowledge é a OpenDefinition, que no fundo é uma explicação didática consensual (eleita de forma participativa e democrática) do que é licença livre e conhecimento aberto.
… As curadorias também estão se tornando o pilar do projeto QueriDO.


Em termos mais formais uma curadoria de explicações didáticas seria:

  • um grupo de pessoas interessadas e que já discutem os temas por aqui mesmo no DiscussOKBr formam o núcleo da curadoria.
    A seleção dos conceitos (fixados como palavras ou termos controlados) é simples: precisam ter sido citados aqui no espaço DiscussOKBr, e serem indicados na planilha por pelo menos um curador.

  • esta planilha com termos controlados, links para conceitos e diversos links para explicações-candidatas (artigos, filmes, animações, qualquer formato de explicação)… Após uma votação a explicação vencedora seria a “dica da OKBr”.

Que acham?

1 Like

Eu acho que é muito mais natural pra nós enquanto OKBR recorrermos à Wikipédia para esses fins.

Isto é, contribuir para a Wikipédia, nem que seja na forma de um parágrafo de resumo com um link para a explicação externa que ‘curamos’.

Me parece muito mais razoável e com maior alcance do que uma planilha ou qualquer outro formato.

Em paralelo, e para os casos onde o material não for citável na Wikipédia, minha sugestão seria organizar um ‘glossário’ na Wikiversidade.

Valeu Peter e abs!

Olá @solstag , ótima ideia! Complementa a planilha…

Sim, na Wikiversity já seria um bom começo (!), tem um editor de texto muito mais amigável… Você dá uma mão para a organização inicial? Ver aqui pt.wikiversity.org/OKBr.

Se houver uma casa arrumadinha, inicio por lá essa proposta aqui de “Curadoria de explicações didáticas”… e, sim, links para a Wikipedia sempre que possível.


PS: aliás, Wikipedia tem de fato dezenas de artigos que demandam nossa atenção, inclusive porque são na prática, do jeito como estáo, um recurso de fake-news, ao invés de enciclopédico… Ver por exemplo esse horrendo artigo/rascunho, descrevendo desastre ecológico como maravilha da sustentabilidade.

1 Like

Oi Peter, eu sugeri a Wikiversity para curadoria de conteúdos, isto é para fazermos um glossário de tópicos importantes para coletar links para boas explicações ou links para a Wikipédia a monitorarmos e contribuirmos.

A princípio não estou certo de colocar esses conteúdos sobre os projetos da OKBr na Wikiversity, esse conteúdo é bem marginal ao foco do projeto e poderia ser deletado. Note que para isso eu havia sugerido (agora e há tempo) criarmos um squat na https://br.wikimedia.org.

Mas, por hora tudo bem, podemos deixar ali, com algumas mudanças:

  1. Sugiro mudar o nome da página de entrada pra “Portal:” e categorizá-lo como grupo de estudos
  2. Categorizar adequadamente os projetos como pesquisas e adicionalmente como Pesquisa-ação (action-research)
  3. Eu sugiro na pt.Wikiversity usar o nome em português que havíamos adotado para a OKBr: Rede pelo Conhecimento Livre
  4. Eu acho que falta mesmo uma metodologia mais rigorosa, pra não dizer acadêmica, à concepção e sobretudo avaliação dos projetos da OKBr (fraca pesquisa de antecedentes e ausência de registro para comparação, relatórios intermediários e finais em geral fracos ou inexistentes, pouquíssimo do conhecimento adquirido é publicado e compartilhado) seria interessante aproveitar o espaço na Wikiversity para estimularmos esse aspecto.

EDITADO: mudando de opinião sobre uso da Wikiversity

Ok, só pra não editar mais uma vez o post anterior… já fiz ao menos a mudança da página pra uma subpágina do antigo portal, e reorganizei-o. Abs