Iniciativas e ações em Salvador-BA... /2018

Uma passo importante da UFBA nas iniciativas sobre democracia digital, espero ver os frutos em breve…


Inaugurado novo espaço do centro nacional de referência em pesquisa de democracia digital

Fonte: EdgarDigital

O Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD) da Faculdade de Comunicação (Facom) ganhou novo espaço na manhã da quinta-feira, 01 de fevereiro, em meio às celebrações dos 30 anos da unidade. Estruturado a partir de três linhas de pesquisa – democracia digital, governo eletrônico e comunicação política online -, o centro lidera o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Democracia Digital (INCT-DD), rede de laboratórios e centros de pesquisa associados que envolve 26 grupos de pesquisa brasileiros, em 20 instituições, e 23 grupos internacionais, incluindo três dos quatro maiores centros na área de democracia digital do mundo. “A sede do instituto é aqui, mas ela se estende a outras instituições, que trabalham de forma articulada, na pesquisa, produção de inovação e de tecnologia”, explica o professor Wilson Gomes, um dos dois coordenadores do INCT-DD.

Na cerimônia de inauguração, o reitor João Carlos Salles ressaltou a importância do novo e espaçoso ambiente de pesquisa e destacou especialmente o reconhecido peso acadêmico de seus coordenadores, os professores Othon Jambeiro e Wilson Gomes. Explicou como sua compreensão a respeito da seriedade dos estudos científicos comandados por ambos foi um componente relevante em sua determinação de apoiar o projeto, viabilizado com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Respondia, assim, ao agradecimento que em sua fala Othon Jambeiro fizera a seu empenho pessoal para tornar realidade a adequada infraestrutura material do INCT-DD. João Carlos Salles destacou também o esforço contínuo da diretora da Facom, Suzana Barbosa, para que o projeto caminhasse bem, e agradeceu particularmente à equipe do Superintendente de Meio Ambiente e Infraestrutura, Fabio Velame, que atuou incansavelmente para que as obras ocorressem a contento e no prazo.

“O projeto é tão importante que era preciso fazê-lo real”, disse Othon Jambeiro ao historiar os desdobramentos do centro contemplado no edital de infraestrutura da Finep em 2008 até o final/começo feliz da quinta-feira passada. Suzana Barbosa também agradeceu à administração da universidade, em especial ao trabalho da Reitoria, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Criação (Propci) e da Sumai. “É com alegria que recebemos vocês aqui hoje para inaugurar mais um espaço na Faculdade, num dia que também é de comemoração dos 30 anos da Facom como uma unidade universitária autônoma”, disse, destacando a história de luta e engajamento da Faculdade, que tem hoje cerca de 800 estudantes, somados os da graduação, do mestrado e do doutorado.

Uma liderança em democracia digital

“Como fazer governos melhores – eficientes e eficazes – e mais democráticos, que incluam o cidadão no sentido de mais participação, mais cidadania, mais colaboração?”. Essa é uma questão essencial para o centro de estudos avançados, segundo o professor Wilson Gomes, que divide a coordenação da CEADD com o colega Othon Jambeiro. Contribuem também, nas atividades de pesquisa do centro, André Lemos e Marcos Palácios, da Facom, e o professor José Gomes Pinho, da Faculdade de Administração.

Leiam a matéria na integra no semanário EdgarDigital:

1 Like

Houveram outros passos? tentei acessar o site para saber o andamento dos projetos e está desativado: ceadd.com.br o perfil no facebook também está desatualizado.