Escola de gestão aberta
(início sugerido: janeiro 2017)
Ao estabelecer e documentar um modus operandi multiplicador e emporderador de colaborações formais e informais, a OKBr poderá contribuir para essa cultura também em seus projetos e outras organizações.
Isso se enquadra de forma favorável aos atuais movimentos por maior clareza, avaliação e coordenação de ações do terceiro setor. Ou mesmo do primeiro, e do segundo.
Por vez, esse contexo abre espaço para adiante se planejar um ou mais cursos de gestão aberta para projetos e organizações, a partir das diversas experiências no universo do conhecimento livre.
Atualização/esclarecendo:
Explicando melhor, a ideia.
Há uma demanda de competência para gestão mais aberta do conhecimento no terceiro setor, como práticas de documentação, transparência e compartilhamento intra e inter organizacional. Tanto no aspecto metodológico como técnico.
Além da demanda, há exigências crescentes para esse setor sob esses mesmos termos: compartilhamento de informação para permitir coordenação para gerar colaborações que aumentem impacto, reprodutibilidade, auditabilidade etc.
O ponto desta sugestão é que essa demanda, fortuitamente, vai de encontro ao ofício e missão da OKBr: conhecimento aberto e seu usufruto, em especial pela colaboração.
Assim, uma vez que tenhamos colocado em prática nosso planejamento, e na medida em que esse planejamento for exemplar em explorar princípios e práticas que permitam uma mobilização coerente, escalável e sustentável em torno da nossa missão, podemos oferecer a outras organizações treinamento para adotá-las.