Próxima reunião de Conselho OKBR (2017-08-29)

O momento chegou, a Paula (@paulaberman) já anunciou o que tanto aguardávamos, https://discuss.ok.org.br/5941

Sugestao de adição de pauta

  1. VOTO ELETRÔNICO NA OKBR: institucionalizar o voto eletrônico na OKBr. Para decisões gerais sobre programas e projetos (sobretudo decisões orçamentárias), decisões do Conselho Deliberativo e decisões de Assembleia.
    PS: a OKBR já vem dando exemplo e melhorando a sua transparência… O papel da OKBR neste momento delicado da cultura democrática do Brasil, é dar exemplo de como fazer a coisa certa com o voto eletrônico dentro de uma ONG.

  2. ORGANOGRAMA. Tomar decisões simples e objetivas sobre questões já colocadas,

    2.1. Qual o nosso organograma real HOJE? Apenas confirmar caixinhas e sua estrutura. A comunicação entre nós, com investidores, etc. requer uma “figurinha oficial” do nosso organograma, inclusive para reconhecer o que vinhamos usando.

    2.2. Qual o nosso novo organograma? O Conselho pode deliberar sobre pequenas alterações e, conforme sugerido, são alterações apenas para formalizar o reconhecimento de algo que já existe:
    • Algumas “equipes” possuem recursos humanos fixos e são efetivamente departamentos, como o “Departamento de Comunicação” e o “Departamento de Finanças”.
    • A plataforma de projetos” sempre existiu, como foi lembrado, mas precisa ser reconhecida mais formalmente, dentro do organograma. Não pode mais ficar no informal, muito menos no faz-de-conta.
    PS: a divisão entre projetos maduros e em incubação também pode ser incluída.
    • Alguns “projetos” são na verdade programas contínuos e os principais a serem reconhecidos como tal são a Escola de Dados, o GastosAbertos e o OpenDataIndex. A grande inovação no organograma viria aqui: reconhecer a autonomia da gestão dos programas contínuos maduros (e aceitos como tal pelo Conselho), garantindo que eles tenham uma diretoria autônoma, se reportando apenas ao Conselho Deliberativo, e tendo a diretoria e os departamentos à disposição como parceiros, não como superiores.

Os dois itens se complementam. Decisões e votações fazem mais sentido quando atreladas a um organograma e a uma maior clareza de como serão implementadas as decisões, quais são as obrigações de cada caixa do organograma, etc.

Claro que tudo isso será um processo gradual — em algum momento precisaremos até incorporar cláusulas de legalização do voto eletrônico ao Estatuto —, mas já havia um consenso de “começar a usar alguma coisa”, e o consenso de que a melhor coisa seria o DemocracyEarth, que já vinhamos discutindo e nos preparando no Suporte para implementar.

Trazer de volta os programas contínuos para as reuniões de Conselho da OKBr, reconhecendo sua autonomia e suas contribuições, requer também um Conselho Deliberativo mais presente, participando do dia-a-dia e tomando decisões com mais frequência.

Daí a relevância dos esquemas de delegação, endosso ou votação, ágeis e seguros, do DemocracyEarth.

1 Like